Feliz aniversário? Nem tanto. Está sendo muito ruim para os aniversariantes do mês de abril comemorarem uma data tão importante sem a companhia de pessoas próximas, devido o isolamento social. Pensando nisso, a Skol resolveu presentear e surpreender alguns aniversariantes do mês que, mesmo com tudo isso, estão realizando suas ‘festas’ por videoconferências.
Para ajudar, a Skol convocou dois grandes nomes da música brasileira, Wesley Safadão e Ludmilla, para invadirem as festas on-line e deixar com que a data fique ainda mais memorável, só que dessa vez, com uma boa memória. A ideia da ação veio com a organização de uma festa surpresa para a Ludmilla, que também é aniversariante do mês de abril e foi surpreendida por amigos e familiares em uma chamada surpresa planejada pela Skol.
A agência GUT foi a responsável pela ação junto a Skol, e Bruno Brux, ECD da GUT São Paulo, nos contou como foi o pensado todo o processo de criação da ação, desde o começo. “O projeto foi construído em conjunto com a Skol, desde o primeiro momento na escolha dos cantores até a escolha dos aniversariantes, que além dos escolhidos, tivemos também a participação de seus amigos. Agendamos um dia com o aniversariante em questão e seus amigos, com a premissa de que eles seriam convidados para participar de um possível casting para futuros jobs de Skol, mas não era nada disso.”, diz ele sobre toda preparaçã cautelosa para deixar a campanha surpreendente. “Durante o papo, tivemos a presença do amigo oculto, que foi o responsável por trazer uma discussão sobre aniversário, música e afins, e nesse momento um dos ídolos entrava na videoconferência, totalmente de penetra, e participava por mais alguns minutos com o pessoal.”, completa Bruno.
Além disso, ainda conversamos com Helena Isaac, gerente de estratégia e comunicação da Ambev, para saber como foi a experiência da campanha. Confira a matéria:
ADNEWS – De onde surgiu o intuito de realizar uma ação entre Skol e GUT que homenageasse os aniversariantes?
Helena Isaac: Pensando justamente em proporcionar um momento mais leve e divertido durante o distanciamento social, que viabilizamos a ideia de homenagear alguns aniversariantes do mês de Abril, que migraram a tradicional festa de aniversário do físico para o meio virtual. Queríamos dar uma injeção de ânimo nesse momento tão esperado, mesmo que longe, e fazer com que mesmo assim ele se tornasse único.
AD: Como foi para a GUT e Skol fazer com que as pessoas pudessem se reunir e não deixar com que uma data tão importante não passasse em branco?
Helena: Estar presente nesse momento tão importante e memorável como o aniversário, foi o que nos motivou de fato a realizarmos a ação. Ver as reações dos participantes, dos amigos e dos próprios cantores, foi muito legal! Conseguimos transformar esse momento que todos estão se adaptando a distância e a comunicação virtual, em um momento caloroso, de risadas, bate papos e muita troca.
AD: A Ludmilla e Wesley Safadão são nomes influentes da música brasileira atual. Qual é o envolvimento dos dois cantores com a marca e com os aniversariantes escolhidos?
Helena: Os dois cantores são grandes parceiros da marca, o Safadão já com bastante tempo de casa e a Lud nossa mais nova parceira, ficamos muito felizes de tê-los com a gente. Além disso, são cantores muito conhecidos por seu carisma, simpatia e envolvimento com o público, então nada melhor do que termos chamado eles para participarem com a gente. A escolha dos aniversariantes se deu por um mapeamento através da central de fãs de cada artista, onde nos passaram as opções dos admiradores de ambos os cantores e que tivessem suas datas de comemoração de aniversário previstas para o mês de Abril. O resultado não poderia ter sido melhor, todos saíram muito felizes.
AD: A ação foi realizada em uma oportunidade única, em um momento onde as videoconferências estão sendo muito usadas. O que vocês esperam dessa ação? E qual é o feedback dessa experiência?
Helena: Estamos passando por um momento novo para todos nós, em escala mundial, tanto no quesito de relações profissionais, pessoais, sentimentos diversos, medos, insegurança, tudo. Pensando em tudo isso, buscamos compreender como poderíamos, junto a internet e as novas formas de se relacionar que estão sendo firmadas, estarmos próximos e levarmos mais alegria para as pessoas. O resultado foi incrível, tanto para nós, que proporcionamos uma memória linda em meio a incertezas do cenário atual, quanto para para os fãs, que receberam a surpresa, quanto para os cantores, que conseguiram matar um pouco da saudades que estavam de seus admiradores.
Bruno Brux ainda comenta que a experiência atingiu as expectativas e o resultado não poderia ser melhor, além do objetivo de realizar um aniversário inesquecível, mesmo que a distância. “O resultado foram vídeos com reações super espontâneas, retratando uma ação que transformou aniversários que tinham tudo pra serem chatos em comemorações inesquecíveis para os participantes.”.