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Basta se conectar à internet ou ligar a TV para receber uma avalanche de informações sobre produtos e serviços. E isso não é algo tão recente. Mas um fenômeno bem mais recente que tem impactado decisivamente nas campanhas de marketing é a atuação dos influenciadores digitais.

Os digital influencers, se você quiser usar o termo em inglês. Eles são aquelas pessoas que fazem uso das redes sociais para impactar diretamente em seu público. Pode ser para indicar um produto específico, dar uma dica de restaurante ou visita a um determinado local. Ou até mesmo estabelecer uma nova tendência de moda.

Ainda que grandes celebridades sempre tenham influenciado seus fãs e o público em geral, hoje em dia é um pouco diferente. Você não precisa ser uma figura extremamente famosa para o público em geral. Basta você atingir o seu nicho.

Aliás, um levantamento bem legal realizado pela Betway, site de jogos de roleta online, mostra como funciona a lógica dos influenciadores. Além disso, também há alguns exemplos interessantes de influencers contemporâneos.

O impacto dos digital influencers na vida das pessoas

É legal ver na pesquisa que a Betway realizou que a arte de utilizar influência para ditar hábitos de consumo, por exemplo, não é nova. Lá no século XVIII, a Rainha Charlotte já ‘aprontava’ divulgando uma marca de porcelanas inglesas.

Desde então, o fenômeno só cresceu. E começou a ficar ainda mais forte no século XX, com o crescimento do consumo, sobretudo os bens de consumo duráveis. Com uma maior parte da população conseguindo ter o mínimo de poder aquisitivo, as celebridades se tornaram o impulso que cada marca precisava.

Seja para vender carros, produtos de beleza e, mais recentemente, tecnologia, os famosos são um aliado interessante. Afinal, se a Xuxa usa Monange, é porque o produto deve ser bom, não é mesmo?

Além disso, se você conseguir aliar a sua marca a uma figura pública carismática e que, ainda por cima, cultive bons hábitos em sua vida pública, melhor ainda. É o reforço que toda empresa quer para sua identidade.

Entretanto, nos últimos anos não são apenas esportistas, cantores/músicos e atores que podem influenciar. Com um smartphone e acesso à internet, muitas pessoas se jogaram na arte de empreender pelas mídias sociais. Em outras palavras, criaram canais que atender a interesses de públicos específicos.

Muitas vezes, nem é preciso ser um canal de um nicho muito restrito. Pode até mesmo ser um conteúdo de variedades que já funciona. Apenas é necessário ter carisma e um pouco de alcance para se tornar um alvo de grandes marcas.

Exemplos de influenciadores digitais famosos

Atualmente, não faltam exemplos de influenciadores mundo afora. São pessoas ligadas no mundo da cultura pop em geral (filmes, games e séries, por exemplo), nas ‘fofocas’ (comentando sobre celebridades), na comédia ou no mercado da beleza. E isso apenas para mencionar alguns poucos nichos, já que as possibilidades são basicamente infinitas. Somente precisa ter gente interessada em um número razoável.

Neste cenário, nomes como Felipe Neto, Whindersson Nunes, Carlinhos Maia e Manu Gavassi se destacam.

Felipe Neto, por exemplo, começou lá atrás debatendo cultura pop. Whindersson fez comedia e paródias. Carlinhos Maia também é da linha do humor. E Manu Gavassi é cantora, mas aproveitou sua participação no reality show Big Brother Brasil 20 para alavancar sua popularidade.

E, já que estamos falando em Big Brother Brasil, no próprio BBB 21 temos o exemplo de Viih Tube como influenciadora digital.

As pessoas acima servem apenas para ilustrar a pluralidade. Ou seja, mostram como há espaço para tudo no meio digital.

Portanto, cada vez mais esses influenciadores marcam presença em nossas vidas. E este é um fenômeno que não tem prazo para acabar, muito pelo contrário.


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