O Scup, plataforma de monitoramento e gestão de mídias sociais, divulgou nesta quarta-feira, 17, um infográfico com os "horários nobres" do Facebook no Brasil. É o segundo levantamento do tipo feito pela plataforma.

O estudo identificou os períodos de maior movimento na rede social usada por mais de 67 milhões de brasileiros. O levantamento, concebido a partir de uma amostra de quase 34 milhões de posts e comentários coletados pelos monitoramentos feitos com o Scup em 2012, revela que a qualquer hora do dia capturar a atenção dos usuários da rede social pode ser um grande desafio.

Segundo a análise, o volume e a distribuição de posts e comentários é semelhante entre segunda e sexta-feira, durante todo o dia. Entretanto, há uma pequena mudança aos sábados e domingos, quando os usuários brasileiros parecem tirar uma folga da rede social. Há neste período, segundo o Scup, uma excelente oportunidade para marcas e empresas conversarem com seu público, já que a disputa pela atenção é menor.
 
Conforme outros estudos já mostraram, entre 20h e 21h, o Facebook parece atingir um pico de uso. Mas como ressalta a empresa, isso não quer dizer que esse seja o melhor horário do dia para postar na rede social, já que a quantidade de oferta pode ser muito maior.
 
Antes do almoço, entre 11h e 12, o movimento cresce e pode ser uma boa hora para postagens mais descontraídas. É neste período que quem começou a trabalhar cedo utiliza a rede social como um elemento de descontração. As pessoas começam os preparativos para o almoço pelo Facebook, de acordo com a análise do Scup.
 
E mesmo que sua empresa funcione das 9h às 18h, saiba que o volume de postagens e comentários durante o horário comercial não muda muito após o expediente. Das 9h às 23h, os gráficos apresentam um comportamento quase uniforme. Isso pode ser explicado pelo crescente acesso a dispositivos móveis com conexão à internet. Ou seja, no período analisado, o movimento praticamente não para.
 
Confira:
 
 
Via Scup.
 
Redação Adnews