Skip to main content
Esse ano a Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), considerada pela ONU uma das três mais avançadas do mundo na defesa dos direitos das mulheres, está completando 14 anos. Mas a lei vai além da responsabilização dos agressores e traz em seu texto outros dispositivos, como a definição dos cinco tipos de violência contra a mulher: física, psicológica, moral, patrimonial e sexual. Para informar as pessoas disto que a agência F.biz criou a iniciativa “180Play – um novo jeito de ver séries, filmes e novelas”.
 
Trata-se de uma plataforma de streaming, a 180Play, que reúne cenas de séries, filmes e novelas como meio de conscientização sobre as cinco formas de violência doméstica e familiar.
 
violência contra a mulher

Sobre o streaming

Seja na vida real ou na ficção, milhares de pessoas presenciam atos de violência doméstica todos os dias, mas nem sempre conseguem identificá-los. Diante disso, e aproveitando o crescimento do consumo dos streamings, a F.biz criou a plataforma para o Instituto Maria da Penha. Disponível gratuitamente, a 180Play, utiliza cenas de inúmeras obras para exemplificar todas as formas de violência contra a mulher previstas na lei.
“Como demonstrava Hannah Arendt, a cultura popular pode incentivar involuntariamente comportamentos censuráveis e graves, porque banaliza situações mesmo quando tenta denunciá-las. O objetivo desse trabalho foi o de apontar, com didatismo por meio de uma seleção de cenas de filmes, séries e novelas, diversos tipos de agressão contra a mulher e, assim, alertar a todos – principalmente às vítimas – sobre a importância da denúncia contra os agressores”, afirma Fernand Alphen, co-CEO da F.biz.
Além disso, a F.biz garante que durante o desenvolvimento da plataforma, foram tomados todos os cuidados necessários para garantir os direitos autorais e de personalidade, incluindo também a classificação indicativa dos conteúdos. As cenas utilizadas no 180Play não representam opiniões ou ações dos criadores, atores ou pessoas nelas retratadas, bem como não relacionam esses conteúdos a qualquer tipo de apologia à violência.

O que diz a ONU

A iniciativa conta com o importante apoio institucional da ONU Mulheres. “A violência contra as mulheres e meninas é uma grave violação dos direitos humanos e nos chama a inovar para exemplificar as suas distintas formas de manifestação e enfrentamento. As artes – e aqui, especificamente, o audiovisual – são uma importante ferramenta para promover a sensibilização e o engajamento de um público mais abrangente sobre o tema e ampliar o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e seus respectivos mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar”, diz Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres Brasil.

Como denunciar

Além de ajudar a desnaturalizar as formas de violência contra a mulher, o 180play é um grande aliado na prevenção e combate à violência doméstica, sobretudo nesse contexto de isolamento social, em que o número de casos aumentou de maneira significativa.

Depois de acessar as informações sobre o assunto, o usuário ou a usuária ainda pode realizar denúncias dentro do próprio ambiente do site: basta clicar no link e ligar para o número 180.
 
   Telefones importantes
·      Para denúncias: Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher
·      Para emergências: Disque 190 – Polícia Militar

Ficha técnica

Título: 180 Play
Anunciante: Instituto Maria da Penha
Produto: Institucional
Agência: F.biz
Co-CEO: Fernand Alphen
CCO Adriano Alarcon
Diretora de Conteúdo: Fernanda Fontes
Criação: Paula Lopes, Romulo Caballero e Thiago Monteiro
Colaboração Criativa: Fabio Astolpho, Erich Moreira e Marcus Mesquita
Conteúdo: Daniele Rodrigues e Giulia Perrone
Curadoria de Cenas e Obras: Eliane Arakaki e Renata Garcia
RTVC/Artbuyer: Viviane Guedes e Bruna Rocha
Motion: Wesley Martins
Tecnologia: Renato Inamine, Matheus Ferreira, Gilson Nakazato e Adriano Enache
UX/ Design: Daniele Pereira
CMO: Carolina Buzetto
Mídia: Eduardo Couto, Damares Pereira, Gabriel Castro e Luísa Carbonell
Analytics: Amanda Gasperini, Guilherme Paiola e Mariana Marques
COO: Juliana Vilhena Nascimento
Negócios: Monica Gelbecke e Camilla Biltoveni
Revisão: Eliane Arakaki, Renata Garcia, Ana Zolin e Victoria Santelo
Tradução: Renata Garcia
PR: Maria Fernanda Malozzi
Montagem: Theo Araújo
Fotografia: Jo/Mo
Produtora de Som: Satelite Audio
Atendimento Produtora de Som: Renata Costa e Nicole Bonnet
Produção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira, Daniel Iasbeck, Hurso Ambrifi, Mike Vlcek, Thiago Colli, Charly Coombes, Helton Oliveira e Ian Sierra
Mixagem e Finalização: Isadora Penna, Carla Cornea e Renan Marques
Coordenação:: Ana Cordeiro e Larissa Costa
Aprovação ONU: Anastasia Divinskaya, Adriana Carvalho, Raquel Grisotto e Ana Carolina Querino
Aprovação Instituto Maria da Penha: Maria da Penha e Conceição de Maria

Leave a Reply