Skip to main content

Atualmente, o Instagram trabalha com um feed baseado em algoritmos. Ele coloca no topo os posts que considera mais interessante para o usuário e que façam ele rolar a plataforma para ver mais. É por isso que alguns posts podem ser de até dois dias atrás ou você nunca vê as publicações de algumas páginas que segue. Entretanto, o CEO do Instagram Adam Mosseri divulgou este mês um vídeo onde conta as novidades futuras da plataforma e o poder de escolha que os usuários teriam nos próximos meses.

O feed utilizado hoje frequentemente é alvo de discussões, principalmente depois das polêmicas de Mark Zuckerberg no ano passado sobre como os algoritmos do Facebook e afins afetam a saúde mental de jovens. Assim, o pedido pela volta do antigo feed foi aceita, mas com algumas mudanças: Agora, o Instagram possui três feeds, que afetam muitas páginas de influencers e o modo como as tendências são divulgadas. Conheça:

Instagram passará a ter 3 feeds na plataforma - ADNEWS
Imagem: Reprodução/Instagram

Home

É o feed que conhecemos hoje. Ele se baseia em algoritmos e sugestões de páginas que você não segue continuam aparecendo como recomendações. Atualmente, esse tipo de feed é o foco de profissionais que ensinam técnicas de algoritmo e destaque em redes sociais.

Following

Este é o feed de “seguindo”. Como a versão anterior, ele traz a ordem cronológica dos posts e mostra apenas o conteúdo de pessoas que você segue de acordo com a ordem em que são postados.

Favoritos

O terceiro e último feed é uma espécie de experiência personalizada. Nele, aparecem apenas os perfis marcados como “favorito” pelo usuário. É uma boa forma de acompanhar parentes mais próximos ou páginas especiais para o seu perfil.

Quais os motivos da mudança?

Obviamente, o Instagram não vai crescer muito mais em número de downloads. Número de usuários é o que não falta. Então, para onde a empresa pode crescer? É simples: no tempo de navegação do usuário.

É por isso que o algoritmo ganhou enorme destaque nos últimos anos. A plataforma estuda jeitos de cativar a atenção de quem está do outro lado da tela para que ela continue no aplicativo por mais alguns minutos ou horas.

Além disso, com a chegada dos vídeos curtos, as sugestões também se baseiam naquilo que você gosta. Ao curtir um estilo de vídeo, o aplicativo logo irá mostrar em seu feed outros tipos parecidos. É importante lembrar que essa opção não será descartada, apenas competirá com outros jeitos de usar o app.

Leave a Reply