Aécio baladeiro? Dilma usando ponto eletrônico em debate? Em tempos de internet e eleições, os boatos sobre os presidenciáveis se espalham com uma velocidade alarmante.

Pensando nisso, o Adnews resolveu separar 10 hoax (cinco de cada candidato) para mostrar que, antes de compartilhar algo na rede, é sempre bom repensar e pesquisar o assunto da postagem.

Confira:

1 – Texto de Chico Buarque sobre o PT

O material é falso e o próprio Chico já desmentiu as palavras do texto num post do Facebook:

2 – Dilma usa ponto eletrônico nos debates

Um hoax que começou a ser difundido após uma imagem de um suposto ponto eletrônico no ouvido da candidata do PT ser divulgada na internet. Além da própria equipe da candidata já ter desmentido o boato, os próprios internautas postaram imagens do mesmo debate em que Dilma aparece sem o aparelho.

3 – Dilma vai chorar no debate?

Este hoax começou a ser divulgado antes do debate da Record, mas nada impede que volte a ser publicado novamente. Diz que o marqueteiro João Santana pediu para Dilma chorar no terceiro bloco do debate e que, além disso, Lula será internado num futuro próximo. O choro, é claro, não aconteceu.

4 – Ivete votando em Dilma?

Um suposto apoio de Ivete Sangalo ao PT e Dilma vem sendo divulgado por alguns internautas. A foto é verdadeira, mas o texto não. O que há é um vídeo de 2011 circulando na web em que Ivete elogia Dilma.

5 – Padre Fábio de Melo contra Dilma?

Outro boato é a imagem do Padre Fábio de Melo protagonizando uma imagem contra Dilma. A assessoria do religioso já desmentiu.

6 – Aécio na balada?

Outra imagem que vem circulando com certa frequência é a de Aécio ao lado de uma morena numa suposta balada. Tudo não passa de uma montagem de photoshop.

7 – Aécio espancou namorada?

Juca Kfouri publicou em 2009 um texto (aqui) em que dizia, segundo fontes, que Aécio teria agredido sua então namorada, Letícia Weber, durante uma festa. Desde então, Aécio e testemunhas afirmaram a veículos de comunicação que tal fato nunca ocorreu. Versões à parte, a imagem abaixo dá a entender que a moça teria saído da festa de olho roxo.

A foto, porém, mostra Ingrid Saldanha, ex-namorada do ator Kadu Moliterno, que o acusou de agressão em 2014.

8 – Aécio não precisa de voto dos professores?

Outro hoax. Segundo pesquisa do blog Boatos.org, Aécio nunca disse tal frase.

9 – Aécio disse que o salário mínimo está muito alto?

A imagem diz que, durante o 5º Simpósio Empresarial de Minas Gerais, Aécio Neves disse que salário mínimo está muito alto. O problema é que tal evento nem existe, conforme explica o blog Boatos.org.

 

10 – Joaquim Barbosa ministro de Aécio?

Atualização do Item 10: Este item, que em primeiro momento trazia a informação de que Aécio Neves não seria maçom, foi modificado. Alguns leitores do Adnews, como Jacques Ortiz, por exemplo, ressaltaram que maçonaria não é religião. O candidato pode ser católico, evangélico, budista e ainda ser maçom, sim. Alguns leitores disseram o contrário. Para tentar agradar ambos, resolvemos mudar o hoax número 10.

Ainda segundo o Boatos.org, outro hoax difundido pelos internautas seria que Joaquim Barbosa será ministro da justiça de Aécio, algo que o candidato do PSDB já negou em entrevista.

Redação Adnews

Deixe seu Comentário

Leia Também

AdInsights

+ Ver mais

A Gillette sabe o que faz. Já Neymar…

por Adinsight por Leonardo Araújo

Especial TV Aberta

+ Ver mais

Como a TV conversa com o Youtube?

por Gabriel Grunewald