O Google abre nesta quinta-feira, 4 de abril, as inscrições para a segunda edição do Smart Challenge, programa de incentivo ao uso de recursos de automação em campanhas digitais e que premia anunciantes e agências de publicidade que atingem os maiores percentuais de lances automatizados para campanhas de Search e Display. As inscrições seguirão abertas, por meio do site oficial, até 11 de abril.

O Smart Challenge foi criado em 2018 para destacar os esforços de marcas e agências em estratégias de automação. Esse tipo de estratégia, que usa ferramentas baseadas em inteligência artificial e machine learning, permite que as marcas e agências utilizem da melhor forma os dados para entender as intenções dos consumidores e obter melhores resultados em suas campanhas. Além disso, a automação também permite que agências e anunciantes ganhem tempo para focar na estratégia do negócio.

Em 2019, os participantes serão segmentados em dois níveis de maturidade em automação, Starters e Explorers, resultando em uma competição mais equilibrada e com oportunidades para todos. No caso dos Starters, serão considerados os clientes que tiveram menos de 50% dos lances automatizados; em Explorers, os clientes precisam ter entre 50% e 89% dos lances automatizados em suas campanhas.

Em ambos os níveis, o Google premiará o cliente que tiver o melhor desempenho na categoria de Smart Bidding Search e o melhor, dentre todos os anunciantes inscritos, na categoria Smart Display. Além disso, será premiada a Agência do Ano, com base na soma do desempenho das campanhas de Smart Bidding Search e Smart Display.

“Estamos vivendo uma das maiores transformações no marketing e as empresas que usam ferramentas de inteligência artificial para lances, criativos, segmentação e mensuração tem obtido resultados de negócio significativamente melhores, em muitos casos chegando a um aumento de receita de até 30%”, afirma Rafael Russo, head de performance, dados e mensuração do Google Brasil. “Esperamos que em 2019 o Smart Challenge contribua para que esses ganhos possam ser atingidos por todas as marcas e agências brasileiras.”

Para definir os vencedores, o Google vai considerar as campanhas realizadas entre 15 de abril e 30 de novembro de 2019. Os vencedores serão anunciados em dezembro de 2019, em uma data a ser anunciada posteriormente, e cada um dos quatro vencedores ganhará uma viagem com todas as despesas pagas para o South by Southwest (SXSW), festival de música, tecnologia e interatividade, que será realizado em Austin, nos Estados Unidos, entre 13 e 22 de março de 2020.

Em 2018, 80 anunciantes e 30 agências se inscreveram, para esse ano a expectativa é  superar o número do ano passado. Entre os vencedores da edição anterior estão Netshoes, Mercado Livre e Vivo, na categoria Smart Bidding Search. Já em Smart Display, os premiados foram Santander, Serasa e Catho. A agência do ano em 2018 foi a Cadastra.

O regulamento completo da segunda edição do Smart Challenge, com todas as regras e condições, está disponível no site do programa

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