Skip to main content

Em 2020, o Google comemora o 15º aniversário do Maps, ferramenta de mobilidade urbana criado pela empresa para mapear o mundo todo, facilitando a vida de todos. O revolucionário aplicativo após ser criado, no ano de 2005, ajudava os usuários a irem onde quisessem com mais praticidade. Na época, a missão da empresa para se conectar aos usuários era ajudar a responder a seguinte pergunta: “Como é que eu vou daqui para lá?”. Hoje, o Maps torna-se um app muito mais complexo do que somente um mapa, devido as constantes mudanças que ocorrem no mundo, ressalta André Kowaltowski, gerente de produto do Google Maps para a América Latina. Não é à toa que hoje o app tem mais de 1 bilhão de usuários e receberá algumas mudanças que melhoram ainda mais a sua navegação.

A partir de hoje o aplicativo para Android e iOS ganha um novo visual. Mas em março de 2020, o aplicativo ganhará mudanças e será lançado para o mundo todo. Não se preocupe, todas as alterações são acessíveis, além de implantar novas abas simples e práticas de serem usadas. O app será dividido em cinco abas: Explorar, Dia a Dia, Salvos, Contribuir e Novidades.

A ideia da opção Explorar surge como em todas as outras redes sociais, servindo para localizar informações, classificações e opiniões sobre todos os lugares que estão no Maps.

Na aba Dia a Dia, o aplicativo vem com a ideia de facilitar a vida do usuário, auxiliando-o com seus trajetos diários. Marcando o seu percurso, é possível receber notícias em tempo real sobre trânsito, duração de um percurso, ou sugestões de caminhos alternativos.

Agora também é possível localizar e organizar os destinos salvos, em um só lugar. Na aba Salvos, é mais fácil até compartilhar recomendações de locais de onde já esteve.

Uma inovação e uma das mudanças mais promissoras é a aba Contribuir, sendo possível compartilhar os conhecimentos de outras regiões, de maneira detalhada. Ruas, bairros, praças, endereços, estabelecimentos, que ainda não estão disponíveis no Maps, ilustrados até com fotos e vídeos.

Como um guia, a aba Novidades pode mostrar todos os lugares que estão em alta! Mostrando um feed de todos os lugares recomendados, baseado em informações de conhecedores e visitantes da área.

O ícone do app que já foi alterado, conta com uma representação mais adequada a toda essa revolução da marca. O novo símbolo foi inspirado numa peça fundamental do Google Maps, que existe desde o primeiro dia: o alfinete que mostra um lugar na tela. Kowaltowski explica a representação da transição ao longo da vida do app, de somente ‘mapa’, para um app que ajuda na descoberta lugares novos. Além de outra novidade, o ícone do carro que terá tema festivo para celebrar o aniversário, e estará disponível por tempo limitado.

Em breve, para ajudar e planejar ainda melhor os horários, as previsões e os itinerários dos ônibus, e toda a movimentação a transportes públicos, o Maps está adicionando mais informações para os usuários. Tais informações serão úteis, e fornecidas por quem já fez o percurso antes, além de aparecer ao lado das rotas de transporte público, disponíveis no novo app. O foco para os desenvolvedores é auxiliar ainda mais os usuários em seus trajetos. “Ouvimos nossos usuários regularmente – seja em nossos estudos de experiência do usuário, nas mídias sociais ou em nossa comunidade apaixonada de Local Guides – e a partir dessas conversas, podemos identificar onde o Google Maps pode causar mais impacto na solução dos problemas do dia a dia.” afirma André.

 

Leave a Reply