Considerada por especialistas como a maior data sazonal para o varejo, o Dia das Mães é um período de grande importância para lojistas e marcas. A Airfluencers, empresa de people analytics e marketing de influência, monitorou entre os dias 16 de abril a 12 de maio, o comportamento dos usuários do Twitter em relação a festividade. Dentre as 101.288 menções analisadas, o tema mostrou uma grande fragmentação de assuntos, criando uma dificuldade de pregnância para as marcas. Entre os tópicos citados estão: promoções, compra de presentes, almoços, ensaios fotográficos, entre outros.

Um dos fatores de destaque nesse levantamento é o percentual de citações a promoções em shoppings e lojas virtuais, que totalizam apenas 1% dos tweets. Esse resultado mostra que apesar do investimento em promoções e ativações em redes sociais, as marcas encontram dificuldade em impactar os consumidores e gerar lembrança.

Apenas 488 posts (0,5%) mencionam uma marca específica. Esse cenário possibilita uma maior competição por reconhecimento de marcas menores com outras já consolidadas no mercado. O Twitter surge como uma boa oportunidade para pedir o presente ideal para seus familiares e amigos. A menção sem definição de marcas a perfumes, chocolates, bolsas, canecas, e até panelas foram destaques entre as sugestões com cerca de 554 tweets (0,55%).

Com um total de 491 posts mencionando marcas, as que tiveram presença nas publicações foram:

 

Marcas %
O Boticário 26,88%
Amazon 9,37%
Samsung 6,92%
Ninho 5,91%
Renner 5,91%
Avon 5,09%
Riacheulo 5,09%
Casas Bahia 2,85%
Eudora 2,85%
Apple 2,24%
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