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O investimento em publicidade no Brasil teve aumento de 10% no primeiro semestre de 2023, totalizando R$ 36,7 bilhões em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse crescimento acompanha o momento econômico da sociedade, sendo impulsionado pelo fim oficial das emergências sanitárias e pelo retorno de megaeventos, como o Carnaval de Rua, que marcaram o ano.

O resultado faz parte da edição de setembro do Data Stories, conteúdo produzido pela Kantar IBOPE Media com o tema Campanha no ar: Parciais de 2023 sinalizam crescimento da publicidade. O material tem como objetivo fazer uma radiografia da indústria publicitária no primeiro semestre deste ano, auxiliando no planejamento das marcas para as próximas datas comerciais.

Os setores ligados ao deslocamento e à exposição tiveram um destaque significativo nesse crescimento, tendo o setor automotivo liderando o ranking com um aumento de 52% nos investimentos publicitários no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022. Os setores de bebidas e beleza também registraram crescimentos de 42% e 34%, respectivamente. O formato de vídeo foi o preferido para investimentos em mídia, representando 55% do total gasto em publicidade no período analisado, abrangendo cinema, canais digitais e TV aberta ou paga.

De olho na Black Friday ????

Uma das datas comerciais mais importantes do segundo semestre, a Black Friday será comemorada no dia 24 de novembro. No ano passado, as categorias que mais apostaram em publicidade focando na data foram Lojas de Departamento (US$ 577 mil), Mídia e Conteúdo Digital (US$ 449 mil) e Marketplaces (US$ 287 mil). O investimento do varejo de Telefonia, por sua vez, cresceu 506% apenas entre outubro e novembro.

Do ponto de vista do consumidor, as decisões de compra estão cada vez mais complexas, pois a jornada passa por múltiplos pontos de contato, fontes de informação e razões para comprar ou não. Os fatores mais considerados pelos compradores incluem preço (58%), entrega rápida (34%) e facilidade de encontrar produtos (27%).

Já na hora de finalizar as compras na Black Friday, a maioria dos consumidores prefere usar o cartão de crédito, com 49% de aderência na celebração do ano passado. Boleto bancário (21%) e pagamentos virtuais (13%) aparecem na sequência.

* Foto de capa: iStock

 

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