Skip to main content

Os reguladores da Itália emitiram uma proibição temporária da inteligência artificial que tem ganhado força na internet recentemente, o ChatGPT, na última sexta-feira, com efeito imediato. A medida foi tomada devido a preocupações com a privacidade, enquanto os mesmos órgãos disseram que abriram uma investigação sobre como a OpenAI, a empresa americana por trás do popular chatbot, usa dados.

A agência de proteção de dados da Itália disse que os usuários não tinham informações sobre a coleta de seus dados e que uma violação no ChatGPT foi relatada no dia 20 de março. “Parece não haver base legal para a coleta massiva e processamento de dados pessoais para ‘treinar’ os algoritmos dos quais a plataforma depende”, disse a agência.

O órgão regulador italiano também expressou preocupação com a falta de verificação de idade para usuários do ChatGPT. Ele argumentou que isso “expõe as crianças a receberem respostas absolutamente inadequadas para sua idade e consciência”. A plataforma deve ser para usuários com mais de 13 anos, observou.

A agência de proteção de dados disse que a OpenAI seria impedida de processar os dados dos usuários italianos até que “respeite o regulamento de privacidade”. A OpenAI tem 20 dias para comunicar as medidas que tomará para cumprir as regras de dados da Itália. Caso contrário, pode enfrentar uma multa de até € 20 milhões (R$ 110 milhões), ou até 4% de seu faturamento global anual.

Fique ligado aqui no Adnews! Por que pra gente, sair do óbvio, é tão óbvio quanto criar e transformar.