Skip to main content

Para celebrar a pluralidade das culturas regionais do Brasil, após quase 10 anos sem comunicação direta com o consumidor, Kuat lança “Curta seu sabor, viva seu lugar”, que irá homenagear as peculiaridades de diversas regiões brasileiras.

Kuat é uma marca de 23 anos, que sempre foi conhecida como irreverente, jovem e ousada, mas que não se comunica com o consumidor há bastante tempo. Agora, queremos celebrar a pluralidade das culturas regionais brasileiras, que tem tudo a ver com Guaraná, mantendo nosso tom irreverente e divertido”, conta Pedro Abbondanza, Diretor Sênior de Marketing da The Coca-Cola Company. 

Criada pela Gana – agência recém-chegada ao mercado com liderança e equipe 100% preta, que tem como proposta trazer visões mais diversas para a publicidade e criar soluções mais conectadas com a realidade dos consumidores -, a campanha usa elementos regionais fortes – como cheiros, gostos, lugares, comidas e músicas – para se conectar com as pessoas de cada região. Trança nagô, cuscuz, viola caipira e Festa de São João são alguns dos temas mencionados na primeira fase do projeto, que homenageia os nove Estados do nordeste brasileiro. 

“Esse primeiro movimento da marca não é uma campanha sobre o nordeste, mas uma exaltação sobre nove estados diferentes, cada um com seu gostinho e particularidade. Trouxemos o conceito convidativo: ‘Curta seu sabor. Viva seu lugar’ porque enxergamos e acreditamos nessa pluralidade de viver cada pedacinho desse país”, explica Felipe Silva, CEO da Gana.

Com diferentes elementos da cultura regional, usando uma paleta cromática e uma linguagem gráfica em sintonia com a pluralidade nordestina, Kuat apresenta também versões temáticas de sua embalagem, que foram criadas junto com consumidores da região, homenageando os estados do nordeste. Assinadas pela designer e ilustradora Bel Andrade Lima, a proposta das novas embalagens traz também uma representação dos estados de forma menos óbvia, transmitindo a diversidade e a riqueza do país. 

“Kuat queria trazer elementos que fizessem referência ao Brasil, e a regiões específicas do país, começando pelo nordeste. Sem ficar caricato ou estereotipado – a ideia era termos representações honestas que gerassem conexões verdadeiras com os consumidores, de forma que eles pudessem se ver nesses produtos”, conta Bel Andrade Lima. 

Assista aqui o vídeo “Curta seu sabor, viva seu lugar”:

Ficha técnica “Curta seu sabor, viva seu lugar”:

Cliente: Kuat

Título: Gostinho do Meu País

Produto: Guaraná Kuat

Cliente: Natália Freire, Priscila Brinati, Ana Carolina Santos e Pedro Abondanza

Agência: Gana

Direção de criação: Felipe Silva

Criação: Felipe Silva, Leonardo Rocha, Thiago Victoriano

Gerente de Projetos: Rose Sousa

Mídia: Aquiles Filho, Ana Lopes

Planejamento: Renan Damascena

Conteúdo: Gabriella Forabelli

Produtora de vídeo manifesto: Cego

Direção: Daniel Levenhagem

Co-direção: Danilo Arenas

Produtora Executiva: Maria Reser

Fotografia: Danilo Arenas e Daniel Levenhagem

Head of Art: Daniel Ferro

Atendimento: Mariana Marcão

Montagem: Daniel Levenhagem

Motion Graphics: Daniel Ferro e Bruno Candeias

Produção: Jéssica Almeida

Colorista: Erick Moraes

Produtora de Som manifesto: Mugshot

Atendimento: Guto Figueiredo

Produção Executiva Som: Gilvana Viana

Direção/Produção Musical: Arthur Abrami, Bruno Zibordi, Chico Reginato, Mauricio

Herszkowicz

Finalização: Henrique Oliveira e Leandro Rodrigo

Coordenação de produção: Jaqueline de Paula

Locução: Vanessa Oliveira

Leave a Reply