Skip to main content

A La Liga acaba de apresentar sua nova marca, que foi finalizada em agosto do ano passado. A novidade reafirma o compromisso de ter impacto positivo na sociedade e reforça os compromissos que a organização esportiva tem assumido no combate ao racismo, homofobia e todas as formas de intolerância, como evidenciado pelas ações realizadas pela entidade nas últimas semanas, em total alinhamento e colaboração contínua com as autoridades espanholas e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

A associação expõe um novo posicionamento estratégico e marca em nível internacional, que  é a representação da evolução que a La Liga experimentou nos últimos dez anos, tornando-se maior e alcançando mais pessoas do que nunca.

O novo lema, intitulado “A Força do Nosso Futebol”, reafirma o compromisso da competição em ter um impacto positivo na sociedade. Esse lema também manifesta o potencial dos fãs, clubes, patrocinadores e todos os agentes que fazem parte da La Liga. A transição da marca começou há cerca de dois anos e se concretizou em agosto de 2022, quando foi anunciado o acordo de naming rights do campeonato com a empresa EA Sports.

A competição tornou-se o maior ecossistema de futebol do mundo, com a rede internacional mais extensa entre todas as propriedades esportivas, presente em 41 países, por meio de 11 escritórios e uma rede de delegados. Nos últimos dez anos, houve um crescimento sustentado em todas as áreas, e a La Liga consolidou-se como uma marca reconhecida em classificações de reputação nacional e internacional.

“Nos últimos dez anos, assumimos a responsabilidade de inspirar pessoas por meio dos valores positivos de nosso esporte, algo que demonstramos constantemente graças aos clubes, aos nossos fãs e a todo o nosso ecossistema de competições e experiências relacionadas. A nova marca é um símbolo dessa mudança, a representação com a qual queremos reivindicar o orgulho de fazer parte de uma competição que inspira e nos ajuda a crescer como indivíduos e como sociedade”, comenta Ángel Fernández, head global de Marca e Estratégia da La Liga.

Características da nova marca

Dentro desse contexto, La Liga se transforma em LALIGA, escrita em uma única palavra em letras maiúsculas. Uma palavra que representa “A Força do Nosso Futebol” e reforça o prazer de estar em uma liga que cumpre as regras, é responsável com a sociedade e luta contra as discriminações.

O novo símbolo da marca é representado pelas iniciais “LL”. A escolha está relacionada a dois momentos marcantes, vividos dentro e fora do campo, que representam a paixão pelo futebol, a celebração dos jogadores quando marcam um gol e se ajoelham, formando a letra “L” com a silhueta de seus corpos, e os torcedores que formam um “L” com os braços ao comemorar um gol ou o sucesso de sua equipe. Além disso, a nova cor corporativa é o coral, que simboliza o orgulho, a paixão, a energia e a emoção do futebol.

Campanha e implementação

A nova identidade visual impactará não apenas os 42 clubes que fazem parte da La Liga, que exibirão o novo logotipo em seus uniformes, e os mais de 185 milhões de usuários das plataformas digitais, mas também os fãs da competição, que poderão vivenciar e desfrutar dessa mudança nos estádios, nas transmissões televisivas, nas plataformas digitais e em todas as experiências que serão geradas além da competição. A próxima campanha de imagem será lançada na metade deste mês.

Além disso, com a adição de novos parceiros estratégicos, como a EA Sports, a La Liga está lançando as bases para revolucionar a experiência do futebol a partir da temporada 2023/2024, buscando romper as barreiras entre o mundo físico e virtual, com melhorias nas transmissões e com o compromisso de ambas as empresas com o futebol de base.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.