Skip to main content

A gigante de brinquedos, Lego, pretende colocar nas prateleiras as suas peças feitas de garrafas de bebidas recicladas em menos de dois anos. A Lego fabrica cerca de 3.500 tijolos e formatos diferentes, mas enfrenta o desafio de criar um produto sustentável que pode durar anos -até décadas.

O objetivo é encontrar um produto bom o suficiente para que as pessoas não percebam a diferença, disse Tim Brooks, da Lego. Ele não especificou quantos de seus tijolos conterão material reciclado, acrescentando que: “É muito cedo para dizer.” Mas ele informou que a Lego quer começar a usar os feitos de garrafa “o mais rápido possível”.

Lego investe na expansão para China – imagem: BBC News

Brooks, vice-presidente de sustentabilidade da Lego, disse que os dois tipos de blocos devem se encaixar e ser intercambiáveis como qualquer produto Lego.

Crise do plástico

Reciclagem de plásticos – imagem: BBC News

Libby Peake, chefe de política de recursos do thinktank, Green Alliance disse que o plano de plástico reciclado é “certamente preferível a usar plástico virgem”, mas ela “espera que o fornecimento de garrafas plásticas descartáveis caia no futuro, conforme as pessoas adotem a reutilização”. Várias empresas estão fabricando produtos de plástico reciclado à medida que a sustentabilidade se torna mais importante para os clientes.

A Lego disse que muitos clientes, tanto crianças como adultos, pedem mais sustentabilidade na hora de comprar produtos em geral, e entraram em contato com a empresa para informá-los. Mas a ativista de plásticos da Friends of the Earth, Camilla Zerr, disse que “é realmente importante que a reciclagem não seja saudada como a solução padrão para a crise dos plásticos”. “Os fabricantes devem garantir que os brinquedos durem muitos anos de uso, para que possam ser transmitidos e reutilizados de geração em geração”, acrescenta.

Em 2018, a Lego estabeleceu uma meta de fazer todos os seus produtos principais a partir de materiais sustentáveis até 2030. Como parte desses esforços, Brooks disse que a empresa desenvolveu protótipos de tijolos feitos de garrafas de polietileno tereftalato (PET), com alguns outros produtos químicos adicionados.

Atualmente, a empresa fabrica muitos de seus tijolos com acrilonitrila butadieno estireno (ABS), um plástico virgem feito de petróleo bruto. O uso de PET também permitirá que a empresa faça peças de Lego com formatos diferentes.

Teste de ‘embreagem’

Legos reciclados se tornam possibilidade daqui a dois anos – Imagem: BBC News

Normalmente, o Lego é durável o suficiente para durar de duas a três gerações de humanos brincando com ele, e é isso que a empresa busca com seus blocos de PET, disse Brooks.

Na tentativa de tornar seus produtos mais sustentáveis, a Lego decidiu continuar a torná-los duráveis, em vez de biodegradáveis, e aposta que as pessoas guardem os blocos e não os joguem fora, afirmou.

O maior desafio com os novos blocos é acertar a “embreagem”, disse ele. Ou seja, a criança consegue colá-los e separá-los com os dedos, independentemente da temperatura ambiente. Alguns materiais que eles testaram não podiam ser separados com um alicate, disse ele.

A empresa tem um teste de temperatura, um teste de manteiga e um teste para imitar crianças colocando-os na boca. “Limpar e fazer com que se transforme no Castelo de Hogwarts é um desafio”, disse ele, referindo-se aos produtos de Harry Potter. “Um desafio superdivertido.”

A Lego fabrica entre 110 e 120 bilhões de peças de plástico por ano, e atualmente cerca de 80% são feitas de ABS. Cerca de 5% são feitos de um polímero proveniente da cana-de-açúcar com a qual a Lego fabrica suas plantas de plástico.

A empresa emite cerca de 1,2 milhão de toneladas de carbono por ano, e cerca de um terço disso vem da fabricação de seus materiais. Usar plástico reciclado ajudará a reduzir essas emissões, e a empresa também quer usar mais energia renovável em seus processos, disse Brooks.

Texto traduzido da BBC NEWS, escrito por Tom Espiner.

Leave a Reply