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Live Commerce: Nova tendência para modernizar o comércio eletrônico

A pandemia do novo Coronavírus gerou um impacto e uma mudança social e econômica em níveis globais. E com a segunda onda de Covid-19, nos vimos em uma situação de isolamento social e com isso, muitas coisas precisaram ser adaptadas.

Uma delas são as formas tradicionais de vendas. De acordo com uma pesquisa online do Google com 700 empreendedores brasileiros no mês de maio de 2020, 42% dos respondentes afirmaram ter sofrido um grau severo de impacto com a pandemia, com queda de faturamento de, no mínimo, 50%.

E para tentarem sobreviver a esse cenário desafiador, empresas têm adotado estratégias inovadoras e modernas, como as Live Commerce, para poderem vender pela internet. E aqui explicaremos os maiores pontos de dúvidas. 

O que é Live Commerce?

Afinal, o que é Live Commerce? Live Commerce é um tipo de estratégia de vendas e divulgação de produtos e serviços realizado no ambiente online, principalmente nas redes sociais como Youtube, Facebook e Instagram.

Esse formato une as transmissões ao vivo – chamadas de Lives – aos objetivos de um e-commerce tradicional, que tem com o intuito final esclarecer as dúvidas de potenciais consumidores em relação a determinado produto e serviço. Além de  aumentar a confiança e credibilidade da marca e ampliar significativamente a possibilidade de venda.

Esse formato também inova pois causa uma interação em tempo real com o usuário, bem diferente das propagandas de TV. 

Essa interação ocorre tanto por meio de uma conversa entre o apresentador e os usuários, quanto por informar notificações reais, como mostrar que um seguidor acabou de fazer uma compra. 

Como o Live Commerce começou a ser utilizada como ferramenta de vendas

De acordo com as informações do site Business Insider, a China tem movimentado bilhões de dólares em vendas aplicando grandes estratégias de Live Commerce desde 2018. 


E essa ação iniciou quando grandes marcas começaram a contratar influenciadores digitais chineses para fazerem Lives com o intuito de divulgar novos produtos. 

Ao longo das Lives, os influenciadores chineses apresentavam os produtos, suas funcionalidades, todos os seus detalhes; além de realizar promoções ao vivo e fazer testes em tempo real. E isso os deixou muito mais atrativos e dinâmicos. 

Tudo isso gerou um sucesso no formato  de Live Commerce de forma imediata! As vendas aumentaram exponencialmente e esse modelo de venda foi bem aceito pelo público chinês.

 
Podemos citar como um case de sucesso,  a Live Commerce mediada pelas influencers digitais Kim Kardashian e Viya em 2019 e que venderam 15 mil frascos de perfumes em poucos minutos de Live

Live Commerce e sua introdução no Brasil

Ao que tudo indica, o formato Live Commerce não é só uma tendência chinesa. Ela passou a se tornar um recurso estratégico de vendas e chegou ao Brasil e outros países para ser uma realidade nos planejamentos de marketing de empresas.

Entre as marcas que aderiram ao fenômeno chinês, estão Dengo, Chili Beans, Americanas e Renner. Alguns anunciantes brasileiros também começaram a investir na estratégia a fim de gerar novas oportunidades de conexão com o público.

No fim de junho de 2020, as Americanas lançaram o programa “Americanas ao Vivo”, com a influencer Camila Coutinho fazendo um tutorial de maquiagem e indicando produtos que poderiam ser comprados sem que o espectador abandonasse a live.

Já em novembro de 2020, a Centauro realizou uma live de lançamento de sua primeira loja de rua, na Avenida Paulista, em São Paulo, com a participação de celebridades esportivas como o ex-lateral Cafu e a apresentadora e ex-bodyboarder Glenda Kozlowski.

Esses são alguns dos exemplos de empresas brasileiras que precisaram, num contexto de pandemia e isolamento social, criar inovações e entretenimento para os usuários.

Aqui percebemos que um modelo já aplicado na China, se tornou uma realidade mais disseminada no Brasil por conta da pandemia. Assim, podemos inferir que no Brasil as empresas ainda estão engatinhando no formato de Live Commerce. 

Cenário do Brasil no e-commerce e suas projeções

A pandemia alavancou o e-commerce em todo o mundo. No Brasil, esse setor cresceu 47% no primeiro semestre do ano de 2020, registrando a maior alta em 20 anos, segundo dados da Nielsen.

Como exemplo, no setor de materiais de construção, a loja Obramax apresentou um crescimento de 362% nas suas vendas online durante o ano de 2020.

Outro grande número que representa esse cenário é o de lojas online ativas no país: segundo a pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, temos atualmente 1,3 milhão de e-commerces. Além disso, os recentes estudos sobre a Black Friday de 2020 revelam que 67% dos consumidores brasileiros descobriram e manterão pelo menos uma nova forma de compra online. Ainda, 59% de usuários de redes sociais pretendiam fazer compras na data.

Isso significa que o modelo de Live Commerce tem grandes potenciais de ser a tendência da vez e de ser uma excelente oportunidade e inovação para o setor da publicidade. 

Utilizar a audiência das lives de influenciadores e/ou marcas terceiras para vender algum produto ou serviço é uma maneira eficaz de aproveitar aquele espaço para influenciar na decisão de compra do usuário. 

Isso porque existe uma relação de confiança estabelecida pelo marketing de influência, entre os influenciadores e consumidores, e que pode ser potencializada a partir dessa nova estratégia.

Live Commerce e seu contexto mundial

Com a continuidade do isolamento social pela pandemia de Covid-19, os meios digitais têm desempenhado um papel importante no mundo dos negócios. Como muitos países estão incertos sobre abertura integral de lojas físicas, os e-commerces continuam sendo o principal canal de compra da população.

Diante desse cenário, houve expansão do formato Live Commerce que ganhou bilhões de usuários. Atualmente as vendas são conduzidas por influencers ou autoridades de marcas e empresas que oferecem os produtos, evidenciado suas vantagens e oferecendo descontos especiais aos seguidores.

O Live Commerce estimula as expectativas e impressões sobre o produto, incentiva o envolvimento, a curiosidade e ainda promove o desejo de compra,  uma vez que ativa os gatilhos mentais do consumidor.

Sua força em comparação com outros formatos é absurda, já que os conteúdos audiovisuais em tempo real apresentam resultados 10 vezes melhores que os formatos tradicionais.  

Como fazer um Live Commerce?

É possível fazer as lives nas principais redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube ou utilizar um software de transmissão ao vivo. Além dessas opções é possível criar listas de transmissão no WhatsApp. 

Todas estas plataformas permitem o contato direto com o cliente e podem se transformar em canais de vendas poderosos.

Para tomar a decisão de qual é a melhor plataforma para realizar a live, você deve pensar em qual faz mais sentido para o seu público-alvo. Além disso, é importante planejar a sua estratégia de vendas online e, principalmente, usar da criatividade.

Para este formato ser efetivo, é importante incentivar a interação com o público e aumentar o engajamento da live. Para isso, mostre todos os benefícios de seu produto e responda às perguntas enviadas no chat. 

Além da interação, você precisa direcionar o cliente para onde o produto está sendo vendido. Assim, você pode disponibilizar o link da oferta ou até criar um QR Code e exibi-lo na tela do aplicativo. Rapidamente é efetuado a compra, pois o usuário com seu celular tem acesso a sua conta digital pelo aplicativo bancário e já está direcionado para a página de checkout do produto ofertado. 

Para reter esses consumidores, que passaram a conhecer seu produto ou serviço por meio de uma live, avalie a possibilidade de encaminhar brindes promocionais. O envio de uma caneta personalizada na primeira compra reforça essa visão positiva do consumidor. 

Conclusão

O formato de Live Commerce iniciou na China e se espalhou no mundo como uma grande tendência a ser seguida. 

Muito dessa adesão ao Live Commerce veio por conta da pandemia do Coronavírus. Com mais pessoas em casa, as compras online aumentaram e a busca pelas distrações nas redes sociais também.

Aproveite esse momento para engajar e atrair mais onsumidores, de forma leve e divertida. 

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