LIVEADS | A responsabilidade do mercado publicitário no impacto ao meio ambiente

O mercado publicitário por muitas vezes vem nos alertar sobre a responsabilidade socioambiental através de campanhas e ações publicitárias. Mas será que o próprio mercado está sendo responsável com seu impacto ao meio ambiente? Além de incentivar o consumo sem ter um olhar consciente, a publicidade pode também torna-se um importante agente de poluição apostando em estratégias que geram lixo, como envio massivo de presskit, escolha de embalagens que não são recicladas, dentre outras.

Em um mundo de recursos finitos, a economia circular se torna imprescindível para cuidarmos do meio ambiente. É preciso resolver a crise global do lixo gerado por embalagens e lidar com a mudança climática. Se temos produtos que não valem a pena reciclar – ou se reciclá-los é muito difícil – tudo que estamos fazendo é gerenciar lixo. Além disso, com a pandemia e as pessoas comprando cada vez mais online, mais embalagens são produzidas e esse problema se agrava ainda mais.

Para debater esse tema e pensar em soluções para o futuro do meio ambiente, o ADNEWS convida o movimento Menos 1 Lixo, o Instituto Akatu e a Ball, líder mundial de embalagens sustentáveis. As três organizações lançaram a campanha “Desperte sua latitude”, um projeto de cocriação com o objetivo de informar o consumidor sobre a real circularidade das embalagens que consumimos, como latas, PET, vidro e cartonado.

O projeto de educação ambiental teve seu pré-lançamento com uma websérie no IGTV da Menos 1 Lixo. Com o título de “Fato ou Fake”, a série, composta por três vídeos introduzem o assunto “circularidade e escolha responsável das embalagens” de uma forma divertida e bem próxima da realidade das pessoas. Por ser um assunto muito distante da grande audiência, a campanha apostou em estudos de personas, imersão e um resultado lúdico e prático de como aplicar essas escolhas em nosso dia a dia.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Menos 1 Lixo (@menos1lixo)

 

No dia 17 de dezembro, a Menos 1 Lixo lançou ainda um website com todos os detalhes do estudo que foi usado como base para criação do conteúdo. Além do website, um e-book com o conteúdo resumido, está disponível para que todos possam baixar e ter em mãos um guia prático de como ser mais sustentável.

Essa e outras ações ambientais serão discutidas no LIVEADS desta quarta-feira (10/02), às 17h, com a presença de Wagner Andrade, CEO do Menos 1 Lixo; Bruna Tiussu, Gerente de Comunicação e Conteúdos do Instituto Akatu; e Thaís Moraes, Diretora de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade para a Ball Corporation América do Sul. A apresentação do LIVEADS (produção exclusiva da WT1), fica por conta do nosso CEO, Daniel Rosa. Você pode acompanhar a transmissão ao vivo do LIVEADS em nossos principais canais: no YouTubeFacebook, e LinkedIn

 

Saiba mais sobre os convidados: 

Wagner Andrade
CEO do Menos 1 Lixo

Wagner Andrade é pai, empreendedor, ilustrador, especializado em Comunicação, Inovação e Impacto. É CEO do Menos 1 Lixo, negócio de impacto e principal plataforma de engajamento para sustentabilidade do Brasil. Lidera o braço de consultoria em inovação para empresas e Governos, onde os apoia na transição para sustentabilidade e práticas regenerativas. Empreendeu no mercado de comunicação por 15 anos, com ênfase no Terceiro Setor e na área de sustentabilidade das empresas. É ainda co-fundador da Biz.u, startup de Tecnologia para RH. É formado em Publicidade, com MBA em Marketing Empresarial pela UFF e Design para Sustentabilidade pelo Gaia Education, com chancela da UNESCO. 

 

Bruna Tiussu

Gerente de Comunicação e Conteúdos do Instituto Akatu

Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pós-graduação em Inovação Social pelo Instituto Amani e MGA em gestão de projetos pela FGV-SP, acredita no poder da informação como ponto de partida para a construção de um mundo mais sustentável e justo.Depois de passar por jornais como O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo, encontrou no Instituto Akatu um desafio livre de rotinas: o de comunicar para sensibilizar e empoderar cada consumidor brasileiro para fazer escolhas com melhor impacto.

 

Thaís Moraes

Diretora de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade para a Ball Corporation América do Sul

Thaís Moraes é Diretora de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade para a Ball Corporation América do Sul, em que é a executiva à frente das atividades de Comunicação Externa, Interna, Marketing da Comunicação e Responsabilidade Social para a maior fabricante de embalagens sustentáveis de alumínio do mercado mundial. Em sua carreia, Thaís também já atuou nas áreas de criação e planejamento em agências de comunicação, e também no mercado financeiro. Jornalista, com MBA em Gestão de Negócios pela UFRJ e especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Alberta (CA), criou e hoje lidera o movimento VADELATA, que promove, em campanhas pelo país, um consumo com menos lixo e mais consciência.

 

Confira o nosso último LIVEADS:

 

Total
5
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Post anterior
primeiro carnaval gamer do Brasil

Cidade Alta RP e Monobloc realizam o primeiro carnaval gamer do Brasil

Próximo post
Lenny Kravitz

Super Bowl: Lenny Kravitz apresenta novo posicionamento global da Stella Artois

Posts Relacionados