Skip to main content

A Cruz Vermelha São Paulo encontrou uma forma inovadora de arrecadar fundos para suas atividades humanitárias: o Help Plus, um streaming fictício que as pessoas assinam, mas não assistem! O valor de cada assinatura é destinado para o trabalho da instituição. E a gente nem precisa dizer que essa campanha genial, criada pela agência Lew’Lara\TBWA, foi inspirada no comportamento da maioria dos brasileiros. Afinal, quantos streamings você assina atualmente, e quantos realmente consome todos os dias? Pois é.

O consumo de conteúdo on demand se tornou um hábito consagrado na rotina diária em todo o mundo, inclusive no Brasil. De acordo com a pesquisa ‘Streaming 2022’, da Hibou, 7 em cada 10 brasileiros assinam plataformas de streaming. E como a oferta de títulos se divide entre as diversas opções de plataformas, isso faz com que, entre aqueles que pagam por esse tipo de serviço, 62% assinem dois ou mais, conforme aponta a pesquisa Panorama Mobile Timeda Opinion Box, também realizada no ano passado. Resultado? As pessoas pagam várias mensalidades, mas não assistem aos conteúdos.

De olho em propor uma forma mais útil de investir esse valor mensal e tornar as doações mais criativas e envolventes, a Cruz Vermelha São Paulo criou o primeiro streaming de impacto social. A plataforma oferece 100 títulos de filmes fictícios, com sinopses e capas, semelhante a um streaming de verdade, mas é fake: incentivando as pessoas a assinarem sem a intenção de assistir. A diferença para as outras plataformas é que, nesse caso, o dinheiro da mensalidade não é desperdiçado, mas revertido em doação.

“Com o apoio da Lew’Lara\TBWA, buscamos criar uma forma criativa de chamar a atenção das pessoas para a doação. As contribuições recorrentes são essenciais para a formatação de programas de longo prazo que possibilitem a efetiva diminuição da vulnerabilidade dos beneficiários”, conta Bruno Semino, da Cruz Vermelha São Paulo.

A iniciativa foi lançada com um trailer irônico que segue o estilo característico das plataformas de vídeo, mas revela que o Help Plus é um streaming para pagar e não assistir com o propósito de apoiar a entidade, que atua em várias frentes para aliviar o sofrimento humano, proteger vidas e a saúde das pessoas. Confira o filme completo (e divirta-se!) abaixo.

Como outros serviços disponíveis no mercado, a plataforma possui planos de assinatura e promete ser um streaming que nem os críticos mais criteriosos poderão botar defeito, com filmes sempre com o mesmo final: alguém ajudando quem precisa. A iniciativa demonstra como a criatividade pode ser usada para promover a solidariedade e fazer a diferença na sociedade.

A ideia do Help Plus foi inspirada em um comportamento real das pessoas, que em sua maioria, pagam e assinam mais de um serviço de streaming de vídeo, mas que não conseguem assistir. Pensado em fazer a doação ser vista de forma mais jovem, bem-humorada e moderna, nada mais contemporâneo que um streaming. Mas diferente dos outros, o Help Plus não te dá a sensação de desperdiçar dinheiro, mesmo você pagando e não assistindo, já que a Cruz Vermelha São Paulo transforma a sua assinatura em doações para quem precisa”, completa Fernando Lyra, diretor de Criação da agência.

Mais um? Streaming fake reverte assinaturas em doação para a Cruz Vermelha SP

Títulos fictícios do streaming contam com capa e sinopse bem humoradas. (Foto: Reprodução/Help Plus)

* Foto de capa: Reprodução/Help Plus

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????