Skip to main content

Incentivar e difundir a arte moderna e contemporânea brasileira, e torná-la acessível ao maior número possível de pessoas. Este é um dos pilares que regem o Museu de Arte Moderna de São Paulo e é também o cerne da ação inédita que a instituição promove nas ruas da cidade. O MAM expande seu espaço físico e, a partir de 18 de agosto, leva obras de seu acervo para painéis de pontos de ônibus e projeções de escala monumental em edifícios do centro de São Paulo. 

 Criada pela Africa, a ação MAM na Cidade reforça a missão do Museu em democratizar o acesso à arte e surge, também, como resposta às novas dinâmicas sociais impostas pela pandemia. 

MAM na Cidade

 “A democratização à arte faz parte da essência do MAM, e é uma missão que desenvolvemos por meio de programas expositivos e iniciativas diversas, desde iniciativas pioneiras do Educativo que dialogam com o público diverso dentro e fora do Parque Ibirapuera, até ações digitais que ampliam o acesso ao acervo, trazem mostras online e conteúdo cultural. Com o MAM na Cidade, queremos promover uma nova forma de experienciar o Museu. É um presente que oferecemos à São Paulo”, diz Mariana Guarini Berenguer, presidente do MAM São Paulo. 

Arte do MAM de Rosana Paulino 

 Ao longo de duas semanas, MAM na Cidade apresentará imagens de obras de nomes emblemáticos da arte brasileira, como Tarsila do Amaral, Mário Cravo Neto, Waltercio Caldas, Claudia Andujar, Rosana Paulino e Nelson Leirner, espalhadas pela capital paulista em 140 painéis em pontos de ônibus. As obras serão acompanhadas por QR Codes, no qual o espectador será direcionado para um podcast no Spotify (link) com áudios de personalidades relevantes, como Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Laerte Coutinho, Hortência, MC Soffia, Bruna Linzmeyer, Lázaro Ramos, Isabella Fiorentino, João Vicente e Ph Côrtes. Com o objetivo de tornar a cultura acessível para públicos diversos, cada convidado traz em locuções breves a história dos trabalhos exibidos, dos artistas, o contexto histórico em que foram criados, dentre outras informações sobre as obras. 

 A ação está sendo realizada de forma colaborativa e sem custos, uma vez que o Museu está contando com apoio pro-bono e parceria da agência Africa, das personalidades que doaram suas vozes para o projeto e dos veículos que cederam os espaços nas mídias urbanas. 

“A arte tem que lutar, se democratizar e estar em todos os lugares. Esse é o pensamento compartilhado pelos artistas e parceiros que estão se identificando com a nossa proposta e aceitando participar do projeto”, comenta Sergio Gordilho, Copresidente e CCO da Africa e também conselheiro do MAM.

Além disso, como forma de ampliar o alcance das obras, MAM na Cidade exibe trabalhos de artistas como Cildo Meireles, Maureen Bisilliat e Tomie Ohtake em projeções de escala monumental em três empenas cegas de edifícios do centro de São Paulo. A exposição a céu aberto acontece em dois finais de semana, sempre das 19h às 20h, sendo no dia 22 de agosto em fachada na Rua Caio Prado com Rua da Consolação (Centro), no dia 23 de agosto na Rua Santa Isabel (Santa Cecília) e no dia 29 de agosto na Rua Maria Antônia (Consolação). 

Arte do MAM do Berna Reale

Levar o Museu para além do Parque Ibirapuera, aproximando do cotidiano das pessoas, de suas redes, e em diálogo com a cidade, é um dos principais projetos do novo curador Cauê Alves. “A ideia é ressignificar a presença do Museu no dia a dia das pessoas por meio de ações e programas, presenciais e digitais, que não restringem a instituição apenas ao espaço físico e atingem públicos diversos”, pontua o curador. 

 

FICHA TÉCNICA 

Titulo: MAM NA CIDADE

Agência: Africa

Anunciante: MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO

Produto: Institucional 

CCO: Sergio Gordilho

Direção Executiva de Criação: Felipe Cury / Philippe Degen

Direção de Criação: Gregory Kickow/ Felipe Cirino

Criação: Thiago Andrade / Giulio Beloto

Design: Thiago Andrade / Thiago Victoriano

Atendimento: Carolina Boccia/ Ana Hasegawa/ Cindy Fujii

Mídia: Rodrigo Famelli / Gabriela Dib 

RTV: Patricia Melito 

AdTech: Fabio Palma/ Fernando Tolusso/ Vinicius Canola / Valério Oliveira

Projetos Especiais: Monique Lopes Lima/ Juliana Leite / Fernando Alonso/ Lica de Souza  

Relações Institucionais e Sustentabilidade: Raphael Vandystadt

Fotografia: Rodrigo Pirim

Produção Gráfica: Carla Lustosa/ Cassilene Rocha

 Produtora/som: DaHouse Audio

Produtora/imagem: PlatinumBrasil 

 Aprovação/cliente: Eloise Martins/ Cauê Alves

Leave a Reply