Skip to main content

A Unilever, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, conseguiu incluir a média de 27% de plástico reciclado, ou seja, pós consumo, nas embalagens de todas as marcas do portfólio brasileiro até o encerramento de 2022. Com o compromisso de atribuir valor ao plástico usado e combater diretamente a poluição plástica, a companhia subiu 6 pontos percentuais no índice de reciclabilidade, em comparação com 2021, quando obteve 21%.

No fechamento de 2022, a companhia conseguiu a antecipação de três anos da meta global. Em outubro de 2020, a Unilever assumiu o compromisso mundial de diminuir em 50% o uso de plástico virgem e utilizar 25% de plástico reciclado nas embalagens até 2025.

“A Unilever está comprometida em inovar para reduzir, reutilizar e reciclar, e as nossas metas e ações contemplam embalagens plásticas, resíduos de alimentos e resíduos de fábricas e operações. No Brasil, o avanço é notório e conta com o envolvimento de todas as nossas marcas, o que certamente contribui para as metas globais da companhia. Estamos no caminho certo, com todos os nossos grupos de negócios e marcas unidos pelo mesmo objetivo”, diz Suelma Rosa, head de Reputação e Assuntos Corporativos da Unilever.

O investimento em inovação e tecnologia permeia todas as marcas Unilever, que têm na economia circular o caminho para um mundo livre de resíduos. Entre 2018 e 2022, a companhia já reduziu o uso de 32 mil toneladas de plástico virgem em suas embalagens, o que resultou em cerca de 46 mil toneladas de CO₂ a menos no meio ambiente. Isso equivale a aproximadamente 2,3 mil caminhões carregados de plástico, ou a neutralização do consumo de plástico de 1 milhão de pessoas.

Pioneira em utilizar resina plástica pós consumo em larga escala, a atuação da Unilever de impulso à cadeia do plástico reciclado foi reconhecida globalmente em 2021 na COP26. Naquele ano, a Unilever Brasil foi selecionada para apresentar o case de circularidade do plástico em Glasgow (Escócia). Em 2022, na Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a Unilever anunciou a sua adesão ao Tratado Global do Plástico, documento considerado o pacto “verde” multilateral mais importante desde o Acordo de Paris.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.