mulheres no marketing

Marketing por mulheres: confira dicas de líderes femininas para ter sucesso na área

Líderes femininas trazem dicas para mulheres que pretendem percorrer uma carreira de sucesso na área e traçam panorama do mercado para ingresso de novas profissionais

Ao contrário do que acontece na maioria dos setores econômicos, a área de marketing possui predominância feminina em suas equipes.

Segundo a Associação de Marketing Promocional (Ampro), 56% das vagas do segmento no país são ocupadas por mulheres. A ascensão feminina no setor vai além de uma conscientização social. Ela é estratégica pelo fato de que uma equipe de colaboradores diversificada, permanece à frente da concorrência ao desenvolver soluções mais criativas capazes de conversar com todos os públicos.

Pedimos a opinião de mulheres líderes e especialistas em marketing, sobre como está o mercado para as mulheres e pedir dicas de como chegar ao topo driblando os desafios de ser mulher.

“Muitas mulheres são encorajadas a pensarem de forma masculina e às vezes mais racional.”

Luciana Ogata, Líder de Atendimento na Prime Arte

Ao analisar as razões que fazem as mulheres se destacarem no ramo, a Líder de Atendimento na produtora audiovisual Prime Arte, Luciana Ogata, revela que a intuição e sensibilidade tornam a predominância feminina fundamental no setor, uma vez que as campanhas precisam tocar profundamente as pessoas que serão impactadas.

“Muitas mulheres são encorajadas a pensarem de forma masculina e às vezes mais racional. Mas o carinho, a intuição e a sensibilidade tornam-as profissionais diferenciadas e, por consequência, grandes líderes pela facilidade de gerir pessoas, ter empatia e ser multitarefas”, argumenta.

Ainda segundo Ogata, hoje em dia o mercado de comunicação e marketing já se adaptou bastante às mulheres em cargos de liderança, mas o desafio trilhado por uma mulher ainda é muito mais amplo e com muito mais provas do que o caminho percorrido por um homem.

Dados do Ministério da Economia apontam que somente 13% dos cargos de diretoria executiva são ocupados por mulheres. Para a posição de CEO, o percentual é ainda menor.

“Para ter sucesso na carreira, busque ser uma profissional atualizada, curiosa, comprometida e interessada”

Isis Vasques, Diretora Executiva da Agência Ecco

Isis Vasques, Diretora Executiva da Agência Ecco, aponta que os números na área de marketing são ligeiramente maiores, mas vê espaço para uma maior representatividade das mulheres em cargos de liderança.

“Acredito que isso seja um reflexo da nossa cultura, na qual o homem ainda é visto como o provedor, o mais forte e isso reflete nessa questão.”, analisa.

E a executiva, finaliza com otimismo: “Creio que o equilíbrio de gêneros nos cargos de liderança seja questão de tempo até porque há uma presença maciça de mulheres nos diversos cursos em que participo, como pós-graduação, curso de formação em geral e criatividade.”

Dicas para alcançar uma posição de destaque

Estude muito (muito mesmo)

De acordo com a Head de Marketing da plataforma de prospecção digital Ramper, Verônica Antunes, que iniciou a carreira como SDR (Sales Representative Development) e foi tomando gosto pelo segmento ao ver tanta quanta coisa prática e estratégica que era possível fazer, afirma que todas as mulheres que desejam crescer profissionalmente na área devem sobretudo tomar a iniciativa por si própria.

“Pode até parecer clichê, mas quem está interessado precisa correr atrás. Se você quer trabalhar com marketing, busque qualificação, mas principalmente tome atitudes para conseguir uma oportunidade. Bata na porta, converse com as pessoas, peça opinião, realize ações que vão te projetar para conquistar seus objetivos”, avalia.


“A verdade é que as mulheres não podem nunca se sentir inferiores por conta de seu gênero. No mais, é a mesma dica que daria para qualquer pessoa: busque ser uma boa profissional, sempre atualizada, curiosa, comprometida e interessada”, complementa Isis Vasques.

Tenha coragem

Para Priscila Marins, Diretora de Mídia e Marketplace da Enext, empresa do grupo WPP focada em soluções para negócios digitais, a coragem é uma das principais características para as mulheres que almejam um espaço de destaque no mercado.

“Além de estudar muito, esteja sempre aberta aos desafios que irão surgir no seu caminho. Não necessariamente você precisa estar 100% preparada para aceitá-lo. Tenha coragem, bons líderes para se inspirar e direcionar. Também mantenha sempre seu objetivo em mente. O nosso segmento está cheio de oportunidades e buscando principalmente mulheres comprometidas que queiram chegar longe. Defina suas metas e trilhe a jornada em busca dos seus sonhos”, afirma.

Marketing em startups

Para quem pretende trabalhar na área de marketing em uma startup, Verônica Antunes, da Ramper, afirma ainda que as interessadas precisam ter a capacidade de aprender e executar de uma maneira ágil.

“Quando atuamos em uma startup em pleno crescimento, não há muito tempo para traçar várias hipóteses ou trabalhar em um ritmo mais calmo. A empresa demanda rapidez na execução – e essa agilidade é diferente de fazer as coisas apenas com pressa. Uma vez ciente que aquele plano está alinhado com a estratégia da empresa, é preciso colocá-lo em prática da melhor forma possível com os recursos disponíveis no momento. Nem sempre será nas condições ideais, mas é necessário fazermos o melhor com o que temos e por isso, é tão desafiador. Porém, é neste processo que conseguimos ter os maiores aprendizados”, conclui.

Total
9
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Post anterior
Centrum

Centrum inova e reestampa uniforme do Botafogo para o time feminino

Próximo post
Cardi B

Grammy 2021: Cardi B leva o funk brasileiro para a premiação

Posts Relacionados

Por favor, desabilitar Adblock para visualizar conteúdo do site.