Skip to main content

A principal liga de basquete americana, a NBA (National Basketball Association) resolveu homenagear um dos maiores ídolos da história americana: Martin Luther King Jr. A ideia não veio por acaso já que ontem, dia 17 de Janeiro, foi o dia de celebração a MLK no país.

A data é sempre comemorada na terceira segunda feira de janeiro, dia próximo ao aniversário do ativista pastor e ativista político, 15 de Janeiro. O feriado nacional é um dos três feitos em comemoração aos feitos de uma pessoa e foi oficializado pelo então presidente Ronald Reagan em 1983.

No vídeo, o jogador ex-jogador de basquete negro Dwayne Wadde, de 40 anos ecoa os ensinamentos de Martin Luther King. O vídeo mostra como futuras gerações podem ser impactadas pelo pensamento, trechos que celebram King são transmitidos em paralelo a narração do ex-atleta.

Confira o vídeo celebrando Martin Luther King produzido pela NBA:

https://www.youtube.com/watch?v=EUM8bLUVj5w

A participação de Martin Luther King na história americana é mais importante do que se pode imaginar. O ativista é responsável por lutar pelos direitos civis da população negra americana na década de 60, quando a segregação racial e discriminação eram ainda mais fortes no país.

Vale lembrar que a NBA é um dos maiores espaços de destaque da comunidade negra americana. Em uma estimativa recente, mais de 74% dos atletas da liga são negros. Entretanto, é de suma importância apontar que a maior parte dos técnicos e dirigentes ainda são brancos, fator que aponta um problema estrutural a ser resolvido.

Leave a Reply