Skip to main content

Conhecido como “Disaster Girl”, o meme da americana Zoe Roth olhando para uma casa em chamas com uma expressão sádica conquistou a internet, e é famoso até hoje. Porém, quando criança, Zoe não sabia da proporção que a foto tirada por seu pai durante um passeio pelo bairro teria.

Além do meme ser um dos maiores da história da internet, agora Zoe conseguiu vender a fotografia por US$ 473 mil dólares. A americana que agora tem 21 anos de idade, aproveitou a nova onda do NFT e vendeu a obra em uma criptomoeda, o ethereum. As informações são do jornal “Independent”.

O que é a tecnologia NFT?

A tecnologia NFT (Non-fungible token, ou “Token não-substituível”, em tradução livre) é um sistema de autenticação de qualquer arquivo digital que é 100% único, não pode ser forjado e, graças à blockchain, torna-se público. Em outras palavras, com esse sistema, um arquivo de qualquer formato passa a ter um registro que garante sua propriedade e autenticidade.

Ou seja, caso alguém queira comprar a arte, mesmo que replicada, ela não terá a arte original, pois ela pertence ao proprietário do arquivo. Por exemplo, uma pessoa pode comprar uma réplica da Monalisa, mas assim como o arquivo NFT, só existe uma obra original. Saiba tudo sobre a tecnologia NFT aqui.

Origem do meme

De acordo com o “Independent”, a fotografia foi registrada pelo pai de Zoe em 2005. A garota virou se tornou um meme na internet por causa de sua expressão sádica ao ver uma casa pegar fogo, com alguns internautas intitulando Zoe como “garota do mal. No dia em questão, a garota e o pai estavam passeando pelo bairro da cidade de Mebane, no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, onde viviam, enquanto o incêndio acontecia.

Foto: Reprodução/Twitter

Leave a Reply