Mercado publicitário foca em diferentes canais

Mercado publicitário foca em diferentes canais

A publicidade, bem como o mercado em geral, passou por diversas mudanças ao longo dos últimos anos. Seja por questões sociais, problemas de saúde, ou até mesmo crises econômicas, o mercado precisou se reinventar em busca de novas maneiras de veicular produtos e serviços.

As empresas estão dispostas a experimentar novos canais de publicidade. Porém, ao mesmo tempo, não querem deixar os canais tradicionais. Mas, afinal, qual é o canal que mais tem dado retorno aos investidores? E o que esperar do futuro da publicidade online e via meios físicos? Confira um panorama objetivo sobre o cenário do mercado publicitário no Brasil, e o que esperar desse mercado para o futuro.

Televisão continua sendo procurada por publicitários

A televisão ainda é um dos principais meios que fazem a audiência de diferentes mercados procurar por informações sobre produtos ou serviços, principalmente nos canais abertos, que são os mais procurados pelos brasileiros. Grandes emissoras como Rede Globo, Record, Band e o SBT continuam sendo as mais buscadas por empresas nacionais e estrangeiras.

Entretanto, um dos grandes problemas da publicidade na televisão está na capacidade de mensurar o retorno do investimento (ROI – sigla em inglês). Afinal, é mais difícil saber em qual canal uma pessoa assistiu a um comercial e se foi somente tal comercial o responsável por ela comprar o produto em questão.

Esse tópico presente na publicidade, via televisão, também faz parte de quem veicula seus serviços ou produtos em rádios. Uma das estratégias usadas por empresas têm sido a de divulgação de cupons, em que o apresentador fala o código do desconto e, dessa maneira, a empresa sabe de onde veio o retorno do investimento. Entretanto, isso depende do bom senso da pessoa veiculando o produto, pois ela poderá veicular ele em mais de um local.

Propaganda online ganha força entre empresas

O fato de ser difícil mensurar de onde vem o clique, faz com que as pessoas procurem mais o tipo de propaganda com Pay Per Click (PPC). Nesse caso, a empresa veiculando a sua propaganda pagará somente quando houver um clique no anúncio em que ela divulgar. Porém, é possível também definir outras métricas para pagamento, dependendo do objetivo da sua campanha na internet.

Caso a propaganda paga não seja uma opção, é possível usar empresas que oferecem serviços de link building na América Latina. Nesse caso, as empresas são responsáveis por veicular o link dos sites em outros sites, com o objetivo de aumentar a autoridade de um website para os meios de busca.

Em outras palavras, o Google, por exemplo, perceberá que diversos sites estão usando o link da empresa em questão em suas postagens. Isso, por sua vez, fará com que o algoritmo do Google entenda que aquele link é confiável, e merece ser mais bem ranqueado nos resultados orgânicos.

Essa estratégia faz parte do approach voltado para Search Engine Optimization (SEO), em que as empresas tentam ter um melhor ranking nos mecanismos de busca, com base nas palavras-chave usadas pelos possíveis clientes. Isso tem se mostrado um dos melhores investimentos para lojas e sites de serviços online.

Além disso, a publicidade em redes sociais, principalmente Facebook, TikTok, Instagram, e YouTube, já se mostrou muito efetiva para os diferentes nichos de mercado do e-commerce.

A expectativa é de que ainda mais pessoas busquem informações sobre os serviços de link building, SEO, e PPC. Afinal, esse tipo de publicidade permite um acompanhamento mais preciso das métricas e, consequentemente, ajuda o empresário a saber quais de seus investimentos realmente estão dando retorno no curto, médio, e longo prazo.

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