Skip to main content

No dia 8 de março é celebrado o “Dia Internacional das Mulheres”, que representa uma série de lutas e desafios já enfrentados e que ainda não estão perto de um fim. A desigualdade de gênero ainda é forte no Brasil, e de acordo com dados do IBGE, o sexo feminino ganha cerca de 20% a menos do que o masculino.

Pensando na constante batalha e a dificuldades das mulheres se inserirem no mercado em cargos de alto escalão, convidamos Miriam Pereira, Sócia Diretora da RP Mídia, agência especializada em mídias indoor e outdoor, para falar sobre o tema.

ADNEWS: Quais as suas motivações para se tornar uma empreendedora?

Miriam: Acho que é vocação. Desde muito jovem me atraía ser “dona do meu nariz” e sempre achei que a melhor e mais digna maneira de contribuir com a sociedade é gerar prosperidade e poder oferecer empregos e fazer a economia girar.

ADNEWS: Você acha que as mulheres ainda têm mais dificuldade de ter sucesso na carreira do que homens, apenas por questões de gênero?

Miriam: Infelizmente sim. Basta analisar os movimentos super misóginos protagonizados por alguns políticos, por exemplo, que deveriam defender a igualdade não apenas social, mas também entre gêneros, aprovando Leis que regulem a sociedade na direção da igualdade e são os primeiros a caminhar em sentido oposto.

ADNEWS: Qual foi o maior desafio enfrentado por você, por estar em um cargo alto e ser uma mulher?

Miriam: Ter que provar todos os dias que somos capazes. Precisamos realizar muitas vezes mais, para conseguirmos ser ouvidas e respeitadas. Enfrentamos jornada dupla e por vezes tripla. Eu estudei à noite desde os treze anos, fiz duas graduações, uma pós e um MBA no ITA/ESPM, trabalhando o dia todo, estudando à noite e aos sábados, e tendo que dar conta da casa e depois do filho. E ainda fazer prevalecer sempre o que temos para entregar sob o ponto de vista intelectual e profissional, fazendo o possível para tirarmos o foco do fato de sermos mulheres.

ADNEWS: Como incentivar outras mulheres a investirem mais nas próprias carreiras?

Miriam: Todo ser humano tem uma vocação e deve perseguir os seus sonhos. No caso específico das mulheres, temos o direito de sermos o que quisermos ser e transpor obstáculos oferece prazer ainda maior para as nossas vitórias! Portanto, precisamos marcar nossas posições, colocarmos a favor do mundo nossos talentos e com isso adquirir o respeito e a igualdade plena que desejamos, sem a necessidade de perder nossa feminilidade e todos os atributos que nos diferenciam.

ADNEWS: Quais as melhores dicas para se inserir no mercado de trabalho?

Miriam: Estude muito; seja persistente; seja resiliente; use a sua intuição à seu favor. O sucesso vem para quem resiste, não apenas para os melhores!

ADNEWS: Quais expectativas você coloca em sua carreira e para a RP Mídia futuramente?

Miriam: Enquanto empreendedora, quero que a RP Mídia ganhe relevância, consiga oferecer muitos empregos, sirva como válvula motora de marcas, produtos e serviços, permitindo que estas atinjam os objetivos de comunicação e impacto com as nossas mídias e com isso criar uma cadeia de prosperidade com todos os que nos envolvemos: clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores.

Miriam Pereira é Sócia Diretora da agência RP Mídia, com graduação, pós e MBA pelo ITA/ESPM, possui mais de 25 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação.

Leave a Reply