A Citroën confirmou sua primeira comercialização de um automóvel intermediada por meio de um chatbot, assistente virtual que simula uma conversa humana. O robô, chamado Jean, foi a responsável por levar um cliente brasileiro ao site de pré-reserva do Novo SUV C4 Cactus. O processo começou com o auxílio do bot no Facebook Messenger, que conduziu o cliente até o site de pré-reserva da Citroën, onde a transação foi concluída após o pagamento de um sinal.

O dispositivo foi desenvolvido pela Citroën do Brasil em parceria com empresa de tecnologia Smarters e a BETC/Havas, especificamente para o lançamento do novo modelo no país com o objetivo de possibilitar o atendimento contínuo dos consumidores em qualquer horário ou dia, além de apresentar os principais atributos do veículo e conduzir o cliente ao portal da Marca. Como uma espécie de consultor de vendas, a ferramenta se baseia no uso da inteligência artificial para responder de forma assertiva questões relacionadas ao design, tecnologia, conforto, segurança, localização de concessionárias, test-drive e demais assuntos atrelados a compra do C4 Cactus.

O chatbot ainda permite usar o Messenger para enviar respostas customizadas para cada perfil de usuário e estabelecer conversas em linguagem natural (como uma pessoa faria), por meio do uso de uma tecnologia de compreensão de textos  conhecida como NLP (Natural Language Processing).

Projeto global do Groupe PSA – liderado, desenvolvido e produzido na América Latina –, o SUV Citroën C4 Cactus chegou em outubro à rede de concessionárias da Marca combinando design, tecnologia e conforto, além de representar com exatidão a nova assinatura “Inspired By You”.

Veja abaixo um trecho da conversa com o chatbot:

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