Skip to main content

Nichelle Nichols, mais conhecida como a oficial de comunicações tenente Nyota Uhura da nave estelar Enterprise, morreu em 30 de julho. Ela tinha 89 anos . diversidade e inclusão no entretenimento de tela convencional.

Como Uhura, Nichelle foi uma presença central durante a exibição original de Star Trek na NBC de 1966 a 1969. Até então, atrizes negras recebiam papéis servis ou auxiliares na televisão e no teatro. Mas Nichols, irradiando profissionalismo e sex appeal ao estilo mod dos anos 1960 de sua cadeira na ponte da Enterprise, abriu um canal para Hollywood para estrelas como Diahann Carroll, Cicely Tyson e Pam Grier.

Nascida Grace Dell Nichols em 28 de dezembro de 1932 no subúrbio de Robbins, Illinois, em Chicago, ela modelou e estrelou várias peças de teatro durante seus 20 e 30 anos, incluindo Blues for Mister Charlie de James Baldwin , antes de sua descoberta em Star Trek .

Apesar de seu sucesso na primeira temporada de Star Trek , Nichols se sentiu chamada para a Broadway e pediu demissão para o criador do programa, Gene Roddenberry, depois de receber várias ofertas para grandes papéis nos palcos. No fim de semana seguinte, ela foi uma celebridade convidada em um banquete da NAACP, onde conheceu o Rev. Dr. Martin Luther King Jr.

“Na verdade, [ Star Trek ] é o único programa que minha esposa Coretta e eu permitiremos que nossos filhos fiquem acordados e assistam, porque já passou da hora de dormir”, disse King, de acordo com a lembrança de Nichols para o filme. Fundação Academia de Televisão.

“E eu tive a coragem de dizer, ‘Eu realmente vou sentir falta das minhas co-estrelas’, e ele disse, ‘O que você quer dizer?’ Eu disse: ‘Estou deixando Star Trek ‘, e ele disse: ‘Você não pode’. […] Ele disse: ‘Pela primeira vez na televisão, seremos vistos como devemos ser vistos, todos os dias.’”

Nichols retirou sua demissão e continuou com a série, culminando em seu papel no episódio 10 da 3ª temporada, “Plato’s Stepchildren”, onde ela compartilhou um beijo com William Shatner, o primeiro romance inter-racial retratado na televisão americana. A cena aconteceu um ano depois de uma decisão da Suprema Corte anular as leis dos estados do sul contra o casamento entre raças.

Embora a primeira temporada da série tenha sido cancelada em 1969, Nichols permaneceu uma figura singularmente identificável de Star Trek nas próximas décadas. Ela é, junto com Shatner, Leonard Nimoy, DeForest Kelley, James Doohan, George Takei e Walter Koenig, um dos sete oficiais que comandam a Enterprise desde sua missão original de três anos na década de 1960 até seis aparições em filmes de 1979 a 1991.

Na Terra, Nichelle Nichols foi embaixador da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço a partir de 1977, especificamente para defender o treinamento e a atribuição de mulheres e candidatos de minorias para papéis de voos espaciais. Em 2012, a NASA creditou Nichols por inspirar as carreiras de Sally Ride (a primeira mulher americana no espaço) e dos colegas astronautas Ronald McNair, Frederick Gregory e Judith Resnik.

Essa matéria é uma tradução da escrita por Owen S. Good para o site Polygon.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!