Skip to main content
Eliane Munhoz

Eliane Munhoz, criadora do Blog de Hollywood, trabalhou em estúdios produtores de conteúdo como Sony, Paramount e Warner. Além do Blog, onde você fica sabendo tudo sobre os últimos lançamentos do cinema, séries de TV e streaming, premiações e red carpets, possui um quadro sobre o assunto na Manhã do Ronnie na Rede TV, e apresenta o Markket Cine no Canal Markket.

Quem se acostumou a ver Nicolas Cage num alto nível de canastrice em filmes como Jiu-Jitsu, Na Rota do Tráfico ou Instinto Predador – só pra citar alguns – não deve imaginar que ele é um ator ótimo. E que fez filmes que marcaram época. Eu falo dos tempos de Con-Air, A Outra Face, A Rocha. Isso sem contar filmes lindinhos como Feitiço da Lua, Atraídos pelo Destino (alguém lembra? Adoro!) ou Peggy Sue – Seu Passado a Espera. A gente consegue ter um vislumbre desse Nicolas Cage em O Peso do Talento, que estreia nessa quinta nos cinemas. Divertido, inesperado, e muito bom, o filme mistura homenagem e bom humor numa fórmula altamente eficiente.

O filme transforma Nicolas Cage no astro de cinema Nick Cage. Criativamente insatisfeito e enfrentando uma ruína financeira, a versão ficcional de Cage passa por um momento difícil. Tanto na carreira quanto na relação com sua filha. Para tentar resolver as coisas, ele aceita a oferta de 1 milhão de dólares para marcar presença na festa de aniversário de um fã. Este é o muito fanático, apaixonado e perigoso Javi (Pedro Pascal). Só que as coisas tomam um rumo inesperado quando Cage é recrutado por uma agente da CIA (Tiffany Haddish). Ele tem então que viver de acordo com a sua própria lenda. E usar os ensinamentos dos seus personagens para salvar a si mesmo e aos que ama.

O que achei do filme?

É óbvio que o diretor  e roteirista Tom Gormican é fã confesso de Cage. Mas, o mais importante é que ele também sabe o carinho e a conexão que os fãs tem com o ator. E com isso, fez um filme apaixonado, que ri das referências junto com Cage e com a audiência. E com isso faz uma experiência de metalinguagem com resultados sensacionais. Já desde  a primeira cena, com referências a Con Air, e How do I Live, o filme já conquista.

Aliás, há diversas referências aos mais diversos filmes de cage, que se ajustam perfeitamente à história. Desde  a cena da piscina de Despedida em Las Vegas até Croods 2. Ou seja, há um Nicolas Cage para cada faixa etária de fã.  O filme ainda cria um alter ego mais jovem, Little Nicky, feito por uma equipe de efeitos especiais que rejuvenesceu o ator. É bem datado da época de O Beijo do Vampiro (1988). Nicky funciona como a consciência que relembra o ator que ele é uma estrela. As cenas entre os dois são ótimas!

Nicolas Cage e os outros

Nicolas Cage é o ponto central e astro da história, mas há participações excelentes. Começando por Pedro Pascal, que faz o grande fã Javi. Ele se deixa levar e deixa a criança fascinada tomar conta ao se deparar com seu ídolo. É uma atuação corajosa, sem amarras. Nos papéis da ex-mulher e da filha de Nick estão Sharon Horgan (de Noite do Jogo) e Lily Mo Sheen (que é ninguém menos do que a filha de Michael Sheen e Kate Beckinsale). Adorei as duas! E ainda tem Tiffany Haddish e Neil Patrick Harris em personagens fictícios. Demi Moore e o diretor David Gordon Green, que dirigiu Cage em Joe, de 2013, aparecem como eles mesmos.

Nessa aventura toda, é impossível não rir, sorrir, e se encantar com um filme/ homenagem que vai fazer você ficar mais fã ainda de Nicolas Cage. Sério candidato à lista de melhores do ano!

Eliane Munhoz

para saber mais sobre filmes e séries, acesse blogdehollywood.com.br

Leave a Reply