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Em homenagem ao seu 50º aniversário, a Nike está trazendo de volta uma de suas campanhas publicitárias mais icônicas, ao mesmo tempo em que sugere seu futuro. A gigante de roupas esportivas no domingo começou a exibir “Seen It All”, um vídeo de um minuto com Spike Lee reprisando seu papel como Mars Blackmon, o personagem “She’s Gotta Have It” que apareceu no marketing da Nike no final dos anos 80.

O comercial mostra o passado, mas também promove o que está por vir, já que a Nike espera mais meio século de domínio do sportswear. O vídeo mostra Lee jogando xadrez do lado de fora contra uma jovem. Ele relata todos os grandes momentos esportivos que viu nas últimas décadas, como a ascensão de Kobe Bryant, os grandes nomes do futebol Mia Hamm, Alex Morgan e Megan Rapinoe, e os recordes do corredor Steve Prefontaine. “Não há nada que eu não tenha visto”, diz Lee como Blackmon.

Seu oponente retruca: “Tudo bem à moda antiga, mas com o devido respeito, o passado foi ótimo e tudo mais, mas o futuro está aí”. Ela fala sobre atletas atuais como Naomi Osaka, Chloe Kim e Ja Morant: “Você ainda não viu nada”, diz ela antes de vencer a partida de xadrez. Lee dirigiu o filme. A campanha original da Blackmon, “Spike and Mike”, estrelou Lee ao lado de Michael Jordan e foi creditada por ajudar a mover a agulha com a representação negra na publicidade.

Ambos os trabalhos foram criados com a Wieden+Kennedy, parceira de longa data da agência criativa da Nike. Especialistas disseram que a campanha original ressoou com o grande público, mas também era “sem remorso, negra”. Esse trabalho abriu o caminho para a Nike perseguir outras campanhas históricas, como a campanha “Dream Crazy” de Colin Kaepernick, há quatro anos. Kaepernick não aparece no novo spot.

A nova campanha de aniversário da Nike começou a ser veiculada no Twitter na tarde de domingo. “Nosso novo filme estrelado e dirigido por Spike Lee vai deixar você imaginando. #nike50”, dizia o tweet que acompanha o vídeo. Dois dias atrás, a Nike provocou seu lançamento de aniversário no Instagram. “É o nosso 50º aniversário”, dizia o post. “Então, estamos começando uma semana de lendas do passado e do futuro que nos inspiram.”

Matéria traduzida de Ad Age – Adrianne Pasquarelli.

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