Skip to main content

Utilizando o poder do esporte para quebrar barreiras, transformar comunidades e mudar o jogo para todos, a Nike, em parceria com o SOMOS CIEE, anuncia a publicação de um edital com 21 bolsas de estudo voltadas a jovens negros e negras da região metropolitana de São Paulo.

O projeto de quatro anos (2022-2025), que promove acesso ao ensino superior, reforça o compromisso da marca na promoção da diversidade, equidade e inclusão social.

“Atuamos juntos com organizações sociais, especialistas, atletas e funcionários para criar um futuro mais ativo e com condições de jogo mais iguais para todos, priorizando as comunidades conectadas com nossas lojas. Por isso, a parceria com o SOMOS CIEE é tão importante”, ressalta Bruno Teixeira, Gerente de Propósito da FISIA, Distribuidora Oficial Nike no Brasil

As bolsas, 100% integrais, são oferecidas nos cursos universitários de Administração, Sistemas de Informação e Educação Física da Universidade Anhembi Morumbi e são destinadas para jovens autodeclarados pretos e pardos. O estudante também receberá uma bolsa auxílio/suporte financeiro durante todo o período de formação para custeio de transporte e alimentação, além de apoio psicossocial e profissional a ser conduzido pelo SOMOS CIEE.

Para o gerente de Assistência Social do CIEE, Rodrigo Miglio Nader, o recorte racial deste primeiro ano de parceria reforça a importância de ações afirmativas para reparar desigualdades sociais históricas.

“O foco em jovens pretos e pardos permite combater uma desigualdade de gerações. São inúmeras barreiras que afastam a juventude da educação e perpetuam essa situação. Mais do que garantir bolsas de estudo, o SOMOS CIEE fornece suporte complementar por meio de apoio psicossocial regular e auxílio financeiro para que esses jovens se mantenham no ensino superior, o que também envolve a participação da família desde o início da jornada”, afirma Rodrigo.

Para dar o pontapé inicial, a medalhista olímpica de vôlei Fernanda Garay, apoiadora da inciativa, gravou um depoimento nas redes sociais do CIEE convidando todos os jovens a conhecer um pouco mais do programa.

“O esporte nos ensina valores que são fundamentais para conquistarmos vitórias também em nossas vidas pessoais. Agarrar com determinação e dedicação as oportunidades que surgem é um grande ensinamento”, enfatiza a atleta.

Das 21 bolsas de estudo oferecidas, sete serão destinadas para jovens cadastrados no CIEE e as outras 14 serão para comunidades apoiadas pela plataforma “Feito pra Jogar”, compromisso da Nike com parceiros comunitários para fazer as crianças se movimentarem e terem acesso ao esporte.

As condições para a inscrição são:

• Jovens autodeclarados pretos e pardos;
• Ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública;
• Nota do ENEM;
• Residir na região metropolitana de São Paulo;
• Parceiros comunitários contemplados (Plataforma Feito pra Jogar): Associação Hurra (Zona Leste), Instituto Esporte & Educação (Zona Oeste), Instituto Família Barrichello (Centro e Lapa), Instituto Janeth Arcain (Santo André ), Instituto JB12 (Guarulhos), ONG Social Skate (Poá) e Projeto Vida Corrida (Capão Redondo).

Leave a Reply