Skip to main content

A gigante de roupas esportivas dos EUA. Nike, postou um aviso aos corredores na China continental, dizendo que o aplicativo “cessará o serviço e a operação” a partir de 8 de julho.

Em comunicado à CNN Business, um porta-voz da Nike (NKE) disse que lançaria uma plataforma “localizada” para corredores chineses no futuro e continuaria investindo na atualização de suas plataformas digitais na China. Segundo o representante da marca:

“Estamos criando um ecossistema da China para a China, atendendo especificamente às necessidades exclusivas dos consumidores da região.”

A China é um dos principais mercados da Nike. A empresa faturou quase US$ 8,3 bilhões na Grande China, que inclui Hong Kong e Taiwan, no último ano fiscal, de acordo com seu relatório anual mais recente . Isso foi mais do que suas vendas no resto da Ásia-Pacífico e América Latina juntas. A China também é um importante centro de fabricação para a marca, com cerca de um quinto dos calçados e roupas da Nike sendo fabricados lá.

O Nike Run Club, que permite aos usuários acompanhar suas corridas e realizar desafios com amigos, tem mais de 8 milhões de usuários na China que percorreram coletivamente mais de 600 milhões de quilômetros (quase 373 milhões de milhas), de acordo com um comunicado da empresa no aplicativo. Segundo a Nike, os usuários locais poderão exportar seus dados de condicionamento físico.

A medida é a mais recente de uma série de mudanças que grandes empresas ocidentais fizeram em seus negócios na China continental nos últimos meses. Na semana passada, a Amazon (AMZN) anunciou o fechamento de sua livraria Kindle no país, bem como a descontinuação das vendas de aparelhos Kindle para varejistas.

Neste verão, o Airbnb (ABNB) retirará todas as suas listagens no país e se concentrará em viajantes de saída. A empresa tomou a decisão por causa dos custos crescentes que foram agravados pelo Covid-19.

Em outubro passado, o LinkedIn disse que fecharia a versão local de sua plataforma na China, citando um “ambiente operacional significativamente mais desafiador” e obstáculos de conformidade. A plataforma, de propriedade da Microsoft (MSFT) , decidiu introduzir um serviço totalmente novo e ainda mais localizado, chamado InJobs.

Essa matéria é uma tradução da escrita por Michelle Toh para a CNN Business.