Skip to main content

E se Shelly-Ann Fraser-Pryce correr 100 metros em menos de 10 segundos? E se LeBron James marcar 120 pontos numa única partida? E se Diede de Groot tivesse um game só para ela? E se o esporte fosse declarado um direito humano em todo o mundo? E se uma pessoa em algum lugar do planeta sair para correr pela primeira vez na vida? Todas essas cenas fazem parte do mais recente filme da Nike, “Best Day Ever” [O Melhor Dia de Todos os Tempos].

Foto: Divulgação/Nike

A peça é mais um capítulo da campanha Play New [Vai No Novo], que imagina o mundo sem limites capaz de ser criado pelo esporte. O novo filme traz alguns momentos propositalmente estranhos, mas o importante é que as cenas não representam apenas um amanhã distante e utópico. Elas trazem a ideia de que podemos criar um futuro melhor, para todos os atletas, graças ao prazer de praticar esportes e brincadeiras. 

Assista ao novo filme da Nike:

A seguir, DJ van Hameren, Chief Marketing Officer da marca, fala sobre a intenção por trás de “Best Day Ever” e explica porque reduzir a lacuna entre inspiração e ação é o verdadeiro segredo para que cada um viva seu melhor dia no esporte.

O objetivo de imaginar o “Best Day Ever”

A Nike acredita que o esporte tem o poder de inspirar, criar união e ser uma plataforma para mudanças positivas. Queremos que as pessoas sintam as emoções e o potencial do esporte, e também queremos apoiar pessoas interessadas em praticar esporte do seu próprio jeito. 

No novo filme, mostramos atletas atingindo o sucesso. Para nós, porém, um resultado bem-sucedido envolve tudo o que vem antes: o convite para fazer algo que desperta nossa curiosidade, algo que temos vontade de aprender. Sempre enxerguei desse jeito o papel que o esporte desempenha na nossa vida: ele pode ser um incrível impulso para avançar, tanto individualmente quanto em grupo, e na sociedade como um todo.

Quando alguém me pergunta qual foi meu melhor dia no esporte, eu sempre respondo: “vai ser amanhã”. 

A transição de uma aspiração para algo que está a nosso alcance

Queremos dar às pessoas ferramentas que não apenas as inspirem, mas que as levem da inspiração para a ação. Isso pode ocorrer com os produtos que criamos, com as comunidades que ajudamos a construir e que trabalhamos para servir, ou com as experiências que proporcionamos. Fazemos isso com base em nossas crenças, nos valores que defendemos, nas inovações que somos capazes de imaginar. E, em tudo o que fazemos, sempre ouvimos os atletas*. Ouvimos o que eles querem fazer – como gostariam de incorporar o esporte, o movimento e a brincadeira em sua vida – e trabalhamos para oferecer exatamente isso, todos os dias. (*Se você tem um corpo, é um atleta.)

As possibilidades que o esporte oferece (para a vida inteira)

Penso que o esporte é uma forma de educação. A gente aprende a ganhar e perder. A gente também aprende a se conectar, e aprende sobre si mesmo. A gente descobre o que nos inspira, quais são nossos interesses – e fazemos isso ao longo de várias etapas de vida. Talvez a prática não comece assim: “vou crescer como pessoa porque estou praticando tal esporte”. Mas, um dia, a gente vai olhar para trás, ver aquela experiência e perceber como a gente se desenvolveu graças às lições que aprendeu e às pessoas que conheceu ao longo do caminho. Tenho certeza de que isso é verdade para mim. 

Leave a Reply