Skip to main content

O governador João Doria, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, e o presidente do Conselho Curador da FPA, Antônio de Pádua Prado Jr, anunciaram na tarde desta quinta-feira (30/1), no Palácio dos Bandeirantes, a CULTURA EM MOVIMENTO. No evento, direcionado a CEOs de grandes empresas e mercado publicitário, foram mostrados novos programas e projetos da TV Cultura para 2020.

Os convidados tiveram a oportunidade de acompanhar os resultados dos primeiros sete meses da atual gestão da Fundação Padre Anchieta, além de conhecer tudo o que será produzido e levado ao ar neste ano pela TV Cultura, que está se firmando como um importante polo de produção de conteúdo, em múltiplas plataformas. 

Para 2020, a programação da emissora, que você também pode acompanhar pela SKY, foi planejada para atender a todos os segmentos do mercado, sem abandonar os pilares que a sustentam: a Cultura, a Educação e a Informação.

Em breve, a TV Cultura coloca no ar um jornal totalmente repaginado na hora do almoço, o Jornal da Tarde, que chega com identidade visual nova, novo cenário, novo formato e mais conteúdo.

Com apresentação de Marcelo Tas, em sua reestreia, o #PROVOCA vem com cenário novo e novas vinhetas, e sempre desafiando os entrevistados.

O Agrocultura ganha nova roupagem para abordar de forma atual um importante segmento da economia. Além disso, a atração passa a ser uma plataforma multimídia.

A TV Cultura ainda cria o Jornal da Ciência, totalmente dedicado a comunicar a produção científica brasileira.

Junto ao Sebrae, o canal está desenvolvendo um novo programa sobre Empreendedorismo.

Numa coprodução, em breve, a TV Cultura leva ao ar o programa Águias da Cidade, que acompanha o cotidiano do Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O esporte também segue com força na tela da Cultura este ano, com muitas transmissões ao vivo e com a chegada do Hora do Esporte, que dá espaço a várias modalidades que vão muito além do futebol, como vôlei, basquete, skate e esportes eletrônicos.

Em Variedades e Entretenimento, a Cultura prepara uma linha de shows no prime time para acomodar o Talentos, que vai revelar a estrela do teatro musical brasileiro, com apresentação de Jarbas Homem de Mello.

O Festival de Música Brasileira e o Prelúdio, concurso que revela jovens talentos da música clássica, também estão presentes na programação 2020, em total sintonia com a missão da TV de difundir a Cultura. E tem ainda a cobertura do tradicional Festival de Campos de Jordão.

Saindo do forno, também este ano a TV Cultura tem um programa dedicado à dança, o Influências Brasil, com o consagrado coreógrafo Ismael Ivo. E o Periféricos, uma revista sobre cultura hip hop, com abordagem jovem.

Já o Contraponto, sob o comando de João Marcello Bôscoli, inova na forma de abordar visões distintas sobre um mesmo assunto.

Em dramaturgia, a grande aposta este ano é O Menino do Caixote Azul, uma série de tirar o fôlego pra reforçar esse patrimônio da Cultura que é produzir conteúdo infantil de qualidade.

No que diz respeito a documentários, a TV Cultura prepara a série Docs Modernistas, sobre os mais consagrados nomes deste movimento como Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade.

Em Educação, além do Campus em Ação, que dá espaço à produção acadêmica brasileira, vem aí o Mochileiro em Ação, em que um jovem viajante decifra diferentes campos de empreendedorismo e emprego, e muitos outros programas.

No evento, destacou-se ainda o Jornal da Cultura, que se firma, cada vez mais, como a melhor opção televisiva noturna, com a análise dos assuntos mais relevantes do dia feita por um time de comentaristas de credibilidade. Entre agosto de 2019 e janeiro deste ano, o Jornal da Cultura teve um aumento de 80% em sua audiência.

O Roda Viva, que ganhou o Prêmio APCA como melhor programa jornalístico de 2019, também é uma das produções televisivas com maior repercussão na internet. A edição de estreia com a apresentadora Vera Magalhães, que recebeu o ministro Sergio Moro na última semana, já alcançou 2 milhões de visualizações no Youtube. Além disso, constantemente, o programa chega ao primeiro lugar dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil e no mundo.

Já o Quintal da Cultura segue como principal produto infantil da emissora, tendo atingido no final do ano passado 1 milhão de seguidores no canal do Youtube. 

Leave a Reply