Skip to main content

A NVIDIA anuncia uma ampla iniciativa para desenvolver a Universal Scene Description (USD), a linguagem de código aberto e extensível dos mundos 3D, para se tornar uma base do metaverso aberto e da internet 3D.

Trabalhando com o criador da USD, a Pixar, bem como com a Adobe, Autodesk, Siemens e uma série de outras empresas líderes, a NVIDIA fará um roteiro de vários anos para expandir os recursos da USD para além dos efeitos visuais, permitindo que ela ofereça melhor suporte a aplicações de metaverso industriais em arquitetura, engenharia, manufatura, computação científica, robótica e digital twins industriais.

Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da marca para América Latina, disse:

“Ficamos muito orgulhosos de lançar mais novidades nessa plataforma colaborativa que concede uma ampla variedade de ferramentas de criação de conteúdo. O metaverso será a base de muitos setores nos próximos anos e essa novidade demonstra isso ainda mais.”

Em sua apresentação especial na SIGGRAPH, a empresa compartilhou as próximas atualizações para desenvolver a USD. Isso inclui suporte internacional de caracteres, o que permitirá que usuários de todos os países e idiomas participem da USD. O suporte para coordenadas geoespaciais possibilitará digital twins em escala de cidade e escala planetária. Além disso, o streaming em tempo real de dados de IoT possibilitará o desenvolvimento de digital twins sincronizados com o mundo físico.

Para acelerar o desenvolvimento e a adoção da USD, a empresa também anunciou o desenvolvimento de um pacote aberto de certificação e testes de compatibilidade com a USD que os desenvolvedores podem usar livremente para testar suas criações em USD e certificar a produção do resultado esperado.  

Rev Lebaredian, vice-presidente de tecnologia Omniverse e simulação da NVIDIA, comentou:

“Além da mídia e do entretenimento, a USD dará aos artistas 3D, designers, desenvolvedores e demais profissionais a capacidade de trabalhar de forma colaborativa em diversos workflows e aplicações enquanto criam mundos virtuais. Trabalhando com nossa comunidade de parceiros, estamos investindo na USD para que ela possa servir de base para as áreas de arquitetura, manufatura, robótica, engenharia e muito mais.”

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!