Skip to main content
Camila Pessanha

Jornalista / Gerente Public Relations, Digital PR e Branding Marketing na Imagem Corporativa

Considerado um dos grandes especialistas em cultura de inovação da atualidade, Mauro Porcini ingressou na PepsiCo em 2012, como Diretor Global de Design, onde tem impresso o design thinking na cultura empresarial. Lidera uma nova abordagem para a inovação que impacta todas as plataformas, marcas e produtos da empresa.

Para Mauro, o Design Thinking é o design para além da estética de produtos ou serviços. “O design desempenha um papel fundamental nisso porque, essencialmente, o design cria a história, gerencia a linguagem visual, a aparência e o DNA dessas marcas”, explicou Porcini. 

Para o Chief Design Officer da PepsiCo, estamos na era da excelência, de criar algo extraordinário para os usuários. A qualidade e a excelência, bem como a sua frequência, tem que ser rápida e relevante, na visão do executivo. “Para isso, usa-se um mix de dados, com inteligência artificial para gerir e interpretar esses dados, e também precisamos do ser humano, da intuição, da visão, e até dos erros das pessoas, porque inovações surgem dos erros”, afirma.

O design na PepsiCo desempenha duas funções principais; uma é trabalhar com seu portfólio de marcas existentes, para desenvolver experiências significativas e consistentes, e a outra é em inovação. Porcini está liderando uma nova abordagem de inovação por meio do design para identificar novas oportunidades para suas plataformas de produtos e marcas em uma “sociedade do futuro” influenciada por mídias sociais e mensagens digitais.

“O design thinking é realmente sobre três coisas diferentes: empatia das pessoas – o que move as pessoas emocionalmente e racionalmente – é a capacidade de criar estratégias e, em seguida, a capacidade de usar a narrativa adequada no processo para criar soluções relevantes para essas pessoas. Portanto, empatia, prototipagem e estratégia são os três principais ativos que a empresa está adotando ao alavancar o design em colaboração com a função de marketing e as outras funções no processo de inovação. ”

Quer saber mais sobre o assunto? Confira a palestra de Mauro Porcini, no Fórum Mundial de Marketing, 1º evento mundial dedicado ao marketing pós-pandemia. Promovido pelo world marketing summit (WMS), o evento totalmente online, ao vivo e com tradução simultânea, é o mais esperado do ano. Não perca essa oportunidade, inscreva-se já.

Leave a Reply