Considerado um dos grandes especialistas em cultura de inovação da atualidade, Mauro Porcini ingressou na PepsiCo em 2012, como Diretor Global de Design, onde tem impresso o design thinking na cultura empresarial. Lidera uma nova abordagem para a inovação que impacta todas as plataformas, marcas e produtos da empresa.
Para Mauro, o Design Thinking é o design para além da estética de produtos ou serviços. “O design desempenha um papel fundamental nisso porque, essencialmente, o design cria a história, gerencia a linguagem visual, a aparência e o DNA dessas marcas”, explicou Porcini.
Para o Chief Design Officer da PepsiCo, estamos na era da excelência, de criar algo extraordinário para os usuários. A qualidade e a excelência, bem como a sua frequência, tem que ser rápida e relevante, na visão do executivo. “Para isso, usa-se um mix de dados, com inteligência artificial para gerir e interpretar esses dados, e também precisamos do ser humano, da intuição, da visão, e até dos erros das pessoas, porque inovações surgem dos erros”, afirma.
O design na PepsiCo desempenha duas funções principais; uma é trabalhar com seu portfólio de marcas existentes, para desenvolver experiências significativas e consistentes, e a outra é em inovação. Porcini está liderando uma nova abordagem de inovação por meio do design para identificar novas oportunidades para suas plataformas de produtos e marcas em uma “sociedade do futuro” influenciada por mídias sociais e mensagens digitais.
“O design thinking é realmente sobre três coisas diferentes: empatia das pessoas – o que move as pessoas emocionalmente e racionalmente – é a capacidade de criar estratégias e, em seguida, a capacidade de usar a narrativa adequada no processo para criar soluções relevantes para essas pessoas. Portanto, empatia, prototipagem e estratégia são os três principais ativos que a empresa está adotando ao alavancar o design em colaboração com a função de marketing e as outras funções no processo de inovação. ”
Quer saber mais sobre o assunto? Confira a palestra de Mauro Porcini, no Fórum Mundial de Marketing, 1º evento mundial dedicado ao marketing pós-pandemia. Promovido pelo world marketing summit (WMS), o evento totalmente online, ao vivo e com tradução simultânea, é o mais esperado do ano. Não perca essa oportunidade, inscreva-se já.