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O marketing de influência vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Em um ano pandêmico, o papel dele foi fundamental na publicidade e geração de conteúdo para entreter as pessoas. Com a volta gradual dos eventos presenciais, é possível perceber que a tendência do esquema híbrido é uma realidade cada vez mais próxima.

Resolvemos entrevistar a empresa de tecnologia, Squid, e duas de suas influenciadoras para comentarem um pouco sobre a volta de eventos. O porta-voz da Squid é Rafael Arty, sócio e diretor comercial.

Rafael Arty da Squid

Como funciona a participação do marketing de influência em eventos de final de ano?

Resposta de Rafael Arty

As marcas costumam acionar influenciadores e criadores de conteúdo para ações de natal e ano novo com ativações específicas e pontuais. Geralmente, no final do ano, as ações são mais focadas em vendas de presentes como na Black Friday no fim de novembro, e no natal em dezembro, onde as campanhas para venda de cosméticos, roupas e acessórios crescem muito com influenciadores digitais por serem produtos constantes em amigos secretos, happy hours e festa de fim de ano das empresas. Outro segmento comum neste período é o de turismo, incentivando viagens de réveillon.  

Como a pandemia impactou o planejamento das ações?

Resposta de Rafael Arty

O ramo de turismo foi fortemente impactado pela pandemia, muitos hotéis e pousadas precisaram fechar as portas por tempo indeterminado, o mesmo aconteceu com os eventos privados onde muitas marcas faziam ativações com shows e participações especiais. Este cenário fez com que os eventos de final de ano precisassem ser realizados em outro formato, que não colocassem a saúde das pessoas em risco até a vacinação estar presente no dia a dia dos brasileiros.  

Como é o relacionamento da empresa com as marcas no fim do ano? Quais ações costumam fazer?

Resposta de Rafael Arty

As marcas costumam fazer ações de Black Friday, focadas em consumo, ações de natal envolvendo a venda de cosméticos, roupas, acessórios gerais e influenciadores que conversem diretamente com o público destes produtos.

Quais as tendências de eventos para o fim do ano de 2021?

Resposta de Rafael Arty

Teremos muito mais ativações que envolvam o que chamamos de corrente de conteúdo, nas quais vários influenciadores criam conteúdo conectado a uma dinâmica em específico, como por exemplo, amigo secreto ou amigo chocolate. A principal diferença é que teremos acesso a volta do formato presencial, como eventos e idas até ponto de vendas.

Quais mudanças foram mais sentidas nesses eventos entre 2020 e 2021?

Resposta de Rafael Arty

Com a reabertura de diversos estabelecimentos e o avanço da vacinação, muitos lugares puderam reabrir para eventos que antes não eram possíveis em 2020. Dessa forma, muitas marcas conseguiram realizar ativações este ano com influenciadores.

O que podemos esperar do marketing de influência em 2022?

Resposta de Rafael Arty

Entendo que para 2022 teremos três principais tendências: o avanço dos modelos de vídeos curtos, o conteúdo cada vez mais humanizado e o desenvolvimento do conceito de comunidade ao invés de ‘fãs’ ou ‘seguidores’. Vemos uma melhoria nas relações entre criador e audiência nas redes sociais, de forma que estarão trabalhando cada vez mais a qualidade do engajamento em seus conteúdos.

Conversamos também com as influenciadoras Amanda Celi e Pâmela Domingues, confira as respostas:

Como funciona a participação do marketing de influência em eventos de final de ano?

Resposta de Amanda Celi

Acredito que cada vez mais as marcas estão entendendo que ter uma estratégia utilizando influenciadores para divulgar eventos e trazer conteúdos sobre o que está acontecendo ali dentro de forma a gerar mídia espontânea é fundamental.Se o influ for escolhido de forma adequada e o público seguidor daquela pessoa é o público alvo do evento, o matching dá muito resultado em termos de número de pessoas que irão comparecer. Recentemente lancei um livro sobre culinária mágica e fiz o dia de autógrafo/lançamento e um evento do nicho na época do Halloween. O organizador do evento percebeu a oportunidade e colocou o meu estande na entrada, além de fazermos uma divulgação em conjunto. O resultado foi tão surpreendente que em menos de 2 horas estavam esgotados todos os exemplares que levei.

Como a pandemia impactou o planejamento das ações?

Resposta de Amanda Celi

Houve dois momentos da pandemia, o início que trouxe muita incerteza e um cancelamento em massa de eventos. O que levou a muitos organizadores transferirem todos os esforços para o digital, utilizando a força do marketing de influência para direcionar o público foi fundamental. O segundo momento é o que estamos vivendo, como grande parcela da população vacinada e a permissão oficial de novamente alguns eventos voltaram a acontecer de forma presencial. O planejamento ficou muito mais voltado à questão de segurança sanitária em relação aos participantes. Do ponto de vista do influenciador, a responsabilidade é de conseguir trazer informações a pessoas que irão participar e se posicionar de maneira que faça sentido o evento em termos sanitários. Existe sempre uma grande cobrança do público em relação a isso e preocupação com a saúde de todos.

Reposta de Pâmela Domingues

Impactou demais. Eles retomaram agora, nesse final de ano, de um modo geral, e os eventos de Natal foram pouco expressivos. Eu fui em apenas um evento e ele era limitado para grupos de pessoas, então a gente teve que mostrar comprovante de vacinação e atendê-lo em horário marcado. Era um evento com pouca interação, basicamente uma exposição de panetones e um “escape” que eles realizaram para turmas de 4 pessoas. Era repleto de protocolos a serem seguidos, e eu confesso que eu, como influenciadora, atendi a ele justamente por essa razão, porque estava rígido em protocolos. Foi o único evento que eu fui esse ano, por não querer ir em festas e em eventos maiores. Eu também fui convidada para uma grande festa de gala e não fui, com medo mesmo da aglomeração e não achar que fazia sentido, nesse ano, compartilhar isso nas minhas redes sociais

Quais mudanças foram mais sentidas nesses eventos entre 2020 e 2021?

Resposta de Amanda Celi

O que mais mudou foi a questão da quantidade de eventos presenciais. Em 2020 houve uma enorme diminuição e substituição pelos eventos online. Agora, em 2021, a perspectiva é que esses eventos online se mantenham e até cresçam e os eventos presenciais voltem a acontecer. 

Reposta de Pâmela Domingues

Antes da pandemia, esses eventos funcionavam como uma divulgação de um lançamento da marca ou de uma fidelização de fim de ano, então, ao invés de enviar somente um press kit para casa sabendo que provavelmente o influenciador faria um ou 2 stories, as marcas acabam realizando eventos no final de ano porque sabem que isso vai gerar um conteúdo orgânico e render mais do que um story, já que vamos divulgar a experiência como um todo. Acaba sendo uma gentileza de ambas as partes.

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