O TikTok é uma ferramenta que teve um grande aumento no número de usuários durante a pandemia. A seguir, foram selecionadas 5 marcas que estão desempenhando um papel ativo na plataforma, segundo a plataforma Ad Age.
No. 5: Dunkin’
Dunkin’ levou a ideia de aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário a um novo nível. A marca é uma das favoritas da superestrela do TikTok, Charli D’Amelio (e seus quase 130 milhões de seguidores). Dunkin’ tornou a bebida de D’Amelio um item padrão do menu e lançou uma linha de produtos com ela. A marca também segue uma lista limitada de 20 TikTokers que já estavam falando organicamente sobre a rede de café. Recentemente, a Dunkin’ tem promovido sua nova linha de mercadorias que permite aos clientes indicar seu pedido favorito em uma camiseta.
No. 4: Starburst
Às vezes, o TikTok encontra uma maneira de tornar o que era antigo em novo, mais uma vez. Esse foi o caso com Starburst, o doce de propriedade da Mars Wrigley, que viu um ressurgimento em vídeos relacionados a um comercial do início de 2000 para seu sabor Berries and Cream. O comercial apresentava o personagem Little Lad, um homem-menino de peruca, usando meia calça e um sorriso maníaco. O Little Lad, sua dança e a marca Starburst, viralizaram. A hashtag #berriesandcream agora tem quase 2 bilhões de visualizações, com os usuários fazendo a dança do comercial. A viralidade até fez com que o ator original de Little Lad obtivesse seu próprio TikTok (e 2,2 milhões de seguidores).
No. 3: Duolingo
Se você é um usuário do Duolingo, pode estar sujeito às constantes notificações do aplicativo para manter sua sequência de aprendizado de uma semana. A empresa, que tem 1,7 milhão de seguidores no TikTok, se aproveitou da piada de que seu mascote coruja, Duo, pode causar uma sensação de culpa nos usuários para que eles terminem suas aulas, fazendo com que a equipe jurídica intervenha. (Até o advogado do Duolingo, também conhecido como Legal Steve, tem um TikTok.) O TikTok da marca gira em torno da participação do Duo nas últimas tendências, incluindo a referência ao novo álbum de Taylor Swift.
No. 2: Kum & Go
O posto de gasolina começou a chamar a atenção depois que o TikToker, Kyle Scheele, decidiu fazer, com sua própria foto, um recorte de papelão em um banner, frequentemente encontrado em lojas de conveniência. O quadro, que tinha mais de 2,7 metros de altura, mostrava Scheele com um violão de pizza e dizia “Refeição Kyle Scheele”. Fãs apareceram para tirar fotos com o recorte e se gravaram pedindo comida aos caixas. Mais tarde, foi revelado que Kum & Go estava envolvido na façanha e que Scheele Meale é uma realidade – duas fatias de pizza e um Red Bull por US$ 5. Dois dólares de cada refeição serão doados para o No Kid Hungry, que visa acabar com a fome infantil nos EUA.
Nº 1: Microsoft Windows
As marcas fazem uma reverência a Emily Zugay. A jovem de 24 anos, formada em design gráfico, tornou-se muito procurada entre as marcas depois de postar uma série de TikToks em que “redesenhou” os logotipos de empresas, incluindo os da Apple, Amazon e McDonald’s. Os usuários do TikTok adoraram, e as marcas se inclinaram para os novos designs, até mesmo mudando suas fotos de perfil para as criações de Zugay. Postagens patrocinadas começaram a chegar, e a maneira direta como entrega suas alterações, mantém seus 2 milhões de seguidores entretidos. Zugay recentemente fez parceria com o Microsoft Windows para atualizar seu logotipo. A Microsoft não apenas o tornou a foto do perfil do TikTok da marca, mas também o colocou em uma loja física.
Texto traduzido do portal AdAge.