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O Palmeiras notificou na quarta feira, dia 8 de Dezembro, o Burger King por sua mais recente propaganda. No comercial da rede de fast food, vários torcedores de diferentes times brasileiros, inclusive do próprio palestre Itália, provam o novo hambúrguer de carne de porco.

O novo produto é claro, faz referência ao apelido do Palmeiras entre os torcedores do clube, porco. Na notificação, o time exige que o comercial seja retirado do ar, dizendo que a marca fez marketing de emboscada. A prática é considerada quando uma marca faz referência a outra sem ser patrocinadora do time ou evento em questão.

Confira o comercial do Burger King que incomodou o Palmeiras e tem gerado discussão:

O Palmeiras usa algumas leis e códigos como parâmetro para apoiar o pedido de retirada. Entre eles estão o artigo 87 da Lei Pelé, que estabelece símbolos como propriedade do clube e a Lei Federal 9.279/96, que nos artigos 189 e 195 estipula que utilizar de marcas registradas sem autorização do titular é crime.

Em pronunciamento para o site GE, o Burger King diz:

“Sobre a notificação do Palmeiras, recebida pelo Burger King, em relação à campanha de lançamento do Whopper Costela, a marca ressalta que seu objetivo foi apresentar o novo produto de forma divertida, evidenciando o sabor único da carne de porco. O Burger King esclarece que em nenhum momento fez menção direta para qualquer clube de futebol. “

O Palmeiras, também em resposta ao GE, comunicou:

“Notificamos o Burger King em razão de ter havido uma clara e ilegal alusão à marca do Palmeiras. O futebol brasileiro está se modernizando e se qualificando. É inconcebível que, neste momento, uma instituição da grandeza do Burguer King prefira piratear as marcas dos clubes ao invés de licenciá-las e contribuir com o fortalecimento desse mercado. “

As decisões acerca da retirada ou não da propaganda do Burger King envolvendo o Palmeiras devem vir nos próximos dias.

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