Skip to main content

A Panasonic, líder global nas áreas de desenvolvimento e fabricação de produtos eletroeletrônicos, lança, na Semana da Terra, a campanha global de Green Impact, que tem o objetivo de reforçar o compromisso da marca com a sustentabilidade e influenciar os consumidores a agirem agora.

O vídeo, estrelado pela ginasta olímpica e embaixadora ESG da Panasonic, Rebeca Andrade, mostra a atleta realizando um treino na frente da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. De repente, o cenário começa a mudar, a lagoa seca, o céu escurece e a cena mostra como ficaria o meio ambiente se não agirmos hoje. Com locução em off, Rebeca alerta para a necessidade da mudança de atitude: “tudo que conhecemos, tudo que fazemos, tudo que amamos está em risco. A hora de agira é agora. Juntos podemos fazer a diferença. Pela sustentabilidade, para mim e pelo planeta”, finaliza a atleta.

A campanha traz outros grandes atletas como protagonistas: a tênista Naomi Osaka, o nadador Michael Phelps e o patinador no gelo Nathan Chen. Por meio dessa divulgação, a companhia foca em se posicionar como referência em sustentabilidade e se conectar com a geração Z, cada vez mais atenta à responsabilidade socioambiental das empresas.

Fabio Ribeiro, Diretor de Marketing da Panasonic do Brasil, comenta:

“Green Impact é sobre agir. Nesse sentido, visamos  sensibilizar o público, em especial a GenZ, sobre a importância de adotarmos escolhas melhores para o planeta.  A Panasonic pensa no impacto socioambiental gerado em toda a jornada do seu produto, desde a escolha de fornecedores, a fabricação, passando pelo consumo, até o descarte. Com essa campanha, queremos que esse mindset seja transmitido para o público também, para que possamos gerar reflexões e ações. Ser sustentável está em nosso DNA, desde a fundação, em 1918. Um dos nossos valores é contribuir com a sociedade, e gerar essa conversa sobre como podemos agir hoje é essencial. Ter a Rebeca, uma atleta pela qual temos grande admiração, que compartilha dos nossos valores e que se conecta com os jovens é uma honra e muito estratégico para nossa agenda ESG.”

A campanha será veiculada na TV aberta, fechada, além do canal Olímpico (do Comitê Olímpico Brasileiro) e nos canais digitais oficiais da Panasonic.

Alexandre Ravagnani, Diretor Executivo de Criação da Repense, explica:

“Ao mostrar aquele ambiente maravilhoso do Rio, a Lagoa Rodrigo de Freitas, e num piscar de olhos tudo mudando completamente – a lagoa secando e o ambiente ao redor ficando degradado – dispara-se um gatilho pra gente ter consciência do que está acontecendo em nosso planeta. Junto com esse filme, criamos  conteúdos digitais em que inspiramos e mostramos as iniciativas sustentáveis da Panasonic. A junção dessas duas partes da campanha de Sustentabilidade, Conteúdo e Publicidade aumenta e fortalece o significado da mensagem.”

Para espalhar ainda mais a mensagem e gerar conversas nas redes, em parceria com a agência de relações públicas, mam, a Panasonic irá transmitir uma mesa redonda no Tiktok, no dia 25/04, às 11h, com um squad de 11 influenciadores, que são referência nos territórios de sustentabilidade, veganismo e alimentação, entre eles, Verdes Marias, Gi Ca, além da própria Rebeca Andrade. Fabio finaliza:

“Sabemos do potencial que os creators possuem de influenciar as pessoas e, por isso, contamos com entregas pós-evento, para que o assunto perdure além da mesa redonda.”

Ricardo Carelli, Diretor de cena da produtora Vetor Zero, comenta:

“Foram dois dias de filmagem e muitos dias de preparação e estudos usando diferentes técnicas de pós produção pra termos um visual o mais realista possível.”

Sobre Panasonic Green Impact

Green Impact é o compromisso ambiental de longo prazo da Panasonic para alcançar uma vida melhor e um mundo mais sustentável. A marca está comprometida em zerar as emissões de CO2 de suas próprias operações até 2030, além de reduzir mais de 300 milhões de toneladas de emissões de CO2 até 2050, aproximadamente 1% do total de emissões globais atuais, que giram em torno de 33 bilhões de toneladas.

No Brasil, a Panasonic já realiza diversas ações sustentáveis. A emissão zero de CO2 já é uma realidade localmente. A Fábrica Verde, localizada em Extrema (MG), foi a primeira da empresa na América Latina a receber o Selo Zero CO2 Emission da matriz japonesa. A unidade também realiza a coleta de água da chuva para reuso em atividades específicas. Além disso, a empresa é signatária do Pacto Global da ONU pela efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e produz máquinas de lavar roupa com o menor consumo de água da categoria e com função de reuso da água da lavagem, além de focar em diminuir o consumo de água nos processos de produção.

Outras ações incluem a economia de energia, em que 90% do portfólio de geladeiras é classificado pelo Inmetro no selo A+++ de eficiência energética, e o projeto nacional de descarte ecológico, que consiste em evitar que itens de grande porte, como geladeiras e máquinas de lavar, sejam descartados de forma irregular e contaminem o meio ambiente. Ao comprar um novo produto, é possível solicitar a coleta do antigo, e todo o material retorna para a cadeia produtiva como matéria-prima, colaborando para a economia circular.

A campanha global da Panasonic reforça a importância do compromisso com a sustentabilidade. Todas as iniciativas em prol do meio ambiente mostram o comprometimento da empresa com sua agenda ESG, mas o objetivo é ir muito além, respondendo de forma efetiva às demandas de seus consumidores e de toda a sociedade, no presente e no futuro.

Fique ligado aqui no Adnews! Por que pra gente, sair do óbvio, é tão óbvio quanto criar e transformar.