2020 foi um ano de muitas surpresas, incertezas, mudanças, reformas e novidades. Tivemos notícias negativas, mas também mantivemos a positividade para seguir em frente, e para frente foi o rumo que a KitKat, a marca #1 de Chocolates da Nestlé, tomou neste ano aqui no Brasil. Além de oito novos quiosques de KitKat Chocolatory, em shoppings do Estado de São Paulo, somente no segundo semestre, a marca contou com um investimento de R$ 125 milhões para ampliar e consolidar sua presença no mercado. 

Uma pausa rápida para um quiz: 
Você sabe há quanto tempo KitKat está por aqui no Brasil?
A resposta correta é: 2011! 

Desde julho, os paulistanos se deparam com quiosques nos melhores shoppings da cidade, como o Jardim Sul, Mooca, Anália Franco, Bourbon, Higienópolis, Cidade São Paulo, Center Norte, Iguatemi SP, Iguatemi Campinas e Eldorado. Ah, e fora da capital, o pessoal também está encontrando KitKat, isso porque Campinas foi a primeira cidade a receber uma loja dedicada à marca, no shopping Iguatemi Campinas. 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Um #break inesquecível te aguarda. Conheça Chocolatory, a primeira loja de KitKat do Brasil, no Morumbi Shopping, em São Paulo. #CreateYourBreak #PraCegoVer: No vídeo, vemos as 17 variedades de KitKat passando uma a uma, acompanhadas sempre de uma mudança de fundo com formas geométricas nas cores dos sabores. As variedades são: morango, coco, pistache, framboesa, algodão doce, banana, menta, goiaba, manga, limão, abacaxi, mocha, churros, maracujá e avelã. Ao longo do vídeo, surge o texto: “17 variedades de KitKat em um só lugar. Venha curtir esse #break”. Ao final, vemos, sobre um fundo vermelho, o os logos de KitKat e Chocolatory, que estará no Morumbi Shopping.

Uma publicação compartilhada por KITKAT (@kitkatbrasil) em

 

“No ano de 2019 abrimos a primeira Flagship da América Latina e, após muito sucesso, estamos ampliando a experiência para outros pontos de venda direta ao consumidor em forma de quiosques, principalmente na cidade de São Paulo.”, destaca Leandro Cervi, Head de Chocolates da Nestlé Brasil. 

Em outubro, pensando no público que permanecia em casa, por conta da pandemia, KitKat Chocolatory também migrou para um formato diferenciado de contato direto com o consumidor. O Live Experience é uma interação online, das 14h às 16h, que proporciona aos clientes não só a compra de produtos, como também diversos conteúdos de entretenimento. 

“Nesse momento em que ainda não podemos estar tão próximos, encontramos uma forma de proporcionar ao público, virtualmente, a experiência da nossa loja. A plataforma oferece auxílio dos vendedores em um ambiente digital interativo, assim como já acontece na nossa loja física”, afirma Cervi. “O nosso objetivo é que KitKat Chocolatory seja verdadeiramente o que nós denominamos uma experiência omnichannel”. 

 

Novos Breaks 

Além da expansão física neste segundo semestre, a marca também está investindo em edições limitadas e novos sabores. Nas últimas ocasiões de Páscoa, Natal e Halloween, por exemplo, as versões especiais do chocolate tiveram boa receptividade do público, fortalecendo a estratégia de proporcionar experiências únicas e inovadoras. 

 

Para quem sentiu falta de KitKat Chunky, ele está de volta às prateleiras – o produto deixa de ser importado, passa a ser produzido no Brasil e já se encontra em pontos de venda de varejo, atacado e canais doceiros. Outros dois sucessos de vendas que retornam ao mercado são as versões KitKat Morango e KitKat Limão, no formato 4 fingers.

A edição limitada de KitKat Gold – famoso chocolate blond que nasceu na Europa e é caracterizado pela combinação de chocolate branco com notas de caramelo – lançada durante a premiação “MTV Miaw”, no fim de setembro, também complementa o portfólio atual. Para anunciar o novo sabor, a marca patrocinou a “Live das Lives #BreakTheInternet”, que revelou a live que quebrou a internet em 2020. Além disso, o troféu da premiação contava com um pingente de KitKat. É o segundo ano que a marca está presente em uma das maiores premiações de cultura pop para revelar o ganhador da Categoria patrocinada. 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Chegou a sua vez de dar o #break mais GOLD do seu dia. Qual momento ideal para você experimentar essa mistura inédita de sabores? ✨ #PraCegoVer O vídeo se inicia com a palavra “KitKat” posicionada no centro e no topo da tela. A imagem mostra uma textura amarela ao redor de uma moldura preta. Instantaneamente, abaixo do nome KitKat, forma-se a frase ”KitKat Gold agora no Brasil” e entra em cena a imagem de KitKat Gold fora da embalagem. A frase superior sai e o chocolate se posiciona mais acima da tela, sobre um círculo vermelho. Enquanto isso, aparecem algumas características do produto em um estilo infográfico com ícones e textos que dizem: “Deixa tudo mais gold”, “Vai bem com momentos Gold” e “Camada Gold: chocolate branco com caramelo”. Durante todo o vídeo, o logo de KitKat aparece na parte inferior direita.

Uma publicação compartilhada por KITKAT (@kitkatbrasil) em

 

Já durante o mês de outubro, a marca lançou quatro novos sabores de Halloween: Pumpkin Pie (torta de abóbora), Bloody Mary, Sour Green Apple (maçã verde ácida) e Scary Berry (blackberry que explode na boca! “Sabemos que o Halloween é um evento relevante para o target, principalmente em outros países, mas ainda pouco explorado no Brasil. Decidimos desenvolver conceitos ícones fortes da sazonalidade, inspirados no mundo a fora, onde temos um grande negócio de KitKat”, destaca Cervi. 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Nem toda surpresa no Halloween precisa ser um susto. Chegaram os sabores especiais para o seu Halloween Break, exclusivos de KITKAT Chocolatory! Corre para experimentar… se você tiver coragem! 🎃

Uma publicação compartilhada por KITKAT (@kitkatbrasil) em

 

Direto da fábrica 

Ao longo de todo esse ano de 2020, a Nestlé tem um plano bastante robusto de investimento em suas operações no Brasil: no total a companhia irá investir R$ 715,1 milhões, com investimento em projetos diversos em unidades da companhia em todo o país. 

E como não poderia deixar de ser, KitKat é parte desse movimento. Em Caçapava, onde acontece a produção de chocolate, a Nestlé inaugurará, no ano que vem, uma nova linha de produção para a marca KitKat. 

Por conta do cenário em que se deu a implantação da linha, as instalações mecânicas foram todas realizadas por técnicos locais da Nestlé orientados remotamente e em tempo real por engenheiros da empresa fornecedora de equipamentos. Essa prática de orientação remota para instalação de equipamentos e tecnologias foi utilizada em diversos projetos da companhia no Brasil ao longo de 2020, com direcionamentos fornecidos por parceiros de vários países, como Alemanha, Suíça, França e Dinamarca.