Skip to main content

Para aqueles que gostam de jogos online ou de relaxar em um bom jogo mais old school, montar um computador potente é um sonho de consumo e um eterno trabalho em progresso, afinal sempre há inovações e novos produtos a testar.

Saber como criar um bom PC gamer é uma arte, escolhendo marcas, produtos e periféricos de qualidade para desfrutar de uma boa partida online com seus amigos.

Para estar sempre atualizado com as últimas inovações tecnológicas dessa área é preciso possuir um saldo bancário invejável, sem dúvida alguma. Contudo um computador de alta performance não precisa custar uma fortuna e nem mesmo é preciso estar sempre sendo atualizado, a não ser que você seja um profissional.

Essas modificações podem ir sendo feitas por etapas e dessa maneira sem gastar muito dinheiro você vai fazendo o upgrade de sua máquina.

Primeiramente vamos esclarecer o que deve ser levado em consideração na hora da compra de um PC gamer e depois falaremos sobre os melhores periféricos.

Processador

O processador pode ser chamado de cérebro do computador. Ao seu encargo ficam os itens como memória, velocidade e performance da máquina. A sua escolha vai depender do perfil do jogador.

Quem gosta de jogos mais leves ou até de se divertir em opções como as caça níqueis online não precisa ter um processador de última geração, sendo os acoplados aos novos computadores mais do que suficientes.

Mesmo assim, até as caça-níqueis vão sendo atualizadas com novos gráficos, efeitos sonoros e complexidades que vão exigindo mais de cada computador ou celular. O mesmo serve para jogos de todos os tipos, desde os simuladores esportivos até os de tiro e estratégia.

No caso das slots, as videoslots e caça-níqueis temáticas com fases bônus podem pedir um pouco mais do processador. 

Estude os requisitos necessários para cada jogo de sua preferência, porque eles são diferentes, desse modo poderá ter um processador adequado.

Memória

Os jogos mais avançados exigem no mínimo uma memória RAM de 4 GB. Entretanto seria mais confortável uma de 8 GB que propicia o uso de um número maior de aplicativos simultaneamente.

Placa-mãe

Através da placa-mãe é possível conectar os dispositivos do computador. Nela você encontra as conexões para o HD, processador, memória RAM e outros componentes. Fique atento ao número de slots de memória RAM disponíveis, isso é o que vai permitir que futuramente você possa fazer um upgrade em seu PC.

Disco Rígido ou HD

O disco rígido, HD ou disco duro significam a mesma coisa. Ele é o responsável pela armazenagem da memória permanente do computador. O mais indicado para um gamer iniciante é o de 1 TB com 7.200 RPM.

Placa de vídeo

A placa de vídeo é a responsável pelo envio dos sinais para o monitor. Ela processa os dados do computador e os transforma em imagem. A escolha da melhor opção dependerá dos jogos que se pretenda jogar. Caso tenha alguma dúvida, fique com uma placa mediana entre 2Gb e 4GB de memória, isso será o suficiente na maioria dos casos.

Os melhores periféricos

Os periféricos fazem toda a diferença na experiência de um jogo. Saiba quais são os mais procurados.

O mouse ergonômico

Os mouses ergonômicos atualmente permitem aos jogadores tanto a regulagem da sensibilidade como a escolha do tipo de pegada de acordo com as suas mãos.

Esse avanço tecnológico nos mouses permitiu que se acabasse com a síndrome do esforço repetitivo que causava inflamações dos músculos e tendões. Listamos abaixo os mouses mais procurados pelos gamers.

  • G Pro da Logitech
  • Zowie FK2
  • Sabre Pro da Corsair
  • Pulsefire Core
  • Razer Viper
  • Logitech G703 Lightspeed
  • Fortrek PRO M7 RGB

Teclado

A variedade de teclados oferecidas no mercado chega a deixar o gamer em uma situação de difícil escolha. São várias as opções de recursos e também de preços.  Existem teclados excelentes na faixa dos R$400 e outros magníficos acima dos R$2.000 como o teclado mecânico Razer Huntsman V2.

São teclados mecânicos onde cada uma das teclas possui um interruptor e molas individuais. O poder de resposta é muito rápido com apenas um leve toque.

Os teclados mecânicos dispõem de iluminação com a opção de serem configuradas de acordo com cada preferência individual.

Abaixo citamos a relação de alguns dos teclados preferidos pelos gamers. Não levamos em consideração os preços, por isso não se assuste tanto ao procurar alguns destes modelos.

  • HyperX Alloy FPS Pro
  • SteelSeries Apex Pro TKL
  • Razer Huntsman V2
  • Logitech G915
  • Corsair K70 Rapidfire 
  • Razer Ornata Chroma 
  • Fortrek Cruiser

Concluindo, para um iniciante não é necessário fazer um investimento alto para ter um PC gamer e periféricos topo de linha para se divertir. Comece devagar ganhando experiência e conhecimento mais aprofundado sobre cada jogo. Com calma vá substituindo os periféricos por modelos mais avançados ou algum componente do seu PC que melhore seu desempenho.

Leave a Reply