Skip to main content

A PepsiCo, orgulhosa parceira da UEFA Champions League (UCL) desde 2015, anunciou a extensão de sua parceria estratégica por mais três anos, fortalecendo sua presença no cenário do futebol de elite. A marca é a primeira patrocinadora a renovar a colaboração com a UCL, e isso acontece em um momento crucial, já que o formato da competição muda e o número de clubes participantes aumenta, oferecendo aos fãs novas maneiras de aproveitar as marcas icônicas do grupo, incluindo Pepsi, Lay’s e Gatorade.

Em seu terceiro ciclo da parceria com o campeonato, a PepsiCo vai ajudar a expandir o alcance da competição esportiva mais assistida do mundo, impulsionar o engajamento dos fãs da próxima geração e buscar a aceleração de sua agenda de sustentabilidade e de apoio às pessoas e ao planeta, a PepsiCo Positive (pep+). Especificamente, a extensão da parceria reforçará o compromisso da companhia de gerar impacto social e ambiental, com investimento de US$ 1 milhão, dedicado a projetos colaborativos com a Fundação UEFA para Crianças e iniciativas focadas em sustentabilidade ambiental, incluindo esforços conjuntos para reduzir significativamente o uso do plástico descartável.

A Lay’s RePlay é um dos projetos globais que serão beneficiados. Criada em parceria com a Fundação UEFA para Crianças, a iniciativa pretende dar às comunidades merecedoras o acesso a campos de futebol feitos de sacos de batatas fritas Lay’s reciclados. Até o momento, o projeto inaugurou sete campos de futebol na África do Sul, Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Egito e México, com um alcance mensal potencial de 14 mil membros de comunidades em todo o mundo. Com mais quatro campos em fase de planejamento, a presença global do projeto está definida para abranger dez países, com 11 campos ao redor do mundo.

Futuro do futebol

A próxima fase da parceria, que segue até junho de 2027, promoverá um diálogo bidirecional entre marcas e fãs, gerando momentos culturais de conversação global. A PepsiCo está empenhada em oferecer experiências inigualáveis para os fãs, se esforçando para expandir ainda mais o alcance da UCL globalmente, além de dobrar as ativações nos Estados Unidos, o mercado de futebol que mais cresce, e no Oriente Médio.

Entre os destaques da renovação está também o compromisso conjunto de levar o show de abertura Pepsi da final da UEFA Champions League, espetáculo realizado momentos antes da final do campeonato, a outro nível. Desde o lançamento do Kick Off Show, em 2016, a Pepsi tem trazido artistas da música para se apresentar ao vivo no evento esportivo anual mais assistido do mundo, transformando a final em uma plataforma de entretenimento verdadeiramente global para a música e para o futebol.

Com o compromisso de acessar novos públicos e encontrar maneiras inovadoras de interagir com os consumidores, a PepsiCo e a UCL trazem outra novidade: vão utilizar seus bancos de dados de fãs para oferecer experiências personalizadas, com base em suas preferências individuais e comportamentos, em vários pontos de contato digitais. Essa parceria leva o engajamento digital e de dados para o próximo nível e continua a capturar novos canais de crescimento.

Para fornecer suporte às equipes concorrentes, treinadores e árbitros, Gatorade chega para abastecer os envolvidos no campeonato com produtos e equipamentos de hidratação, como as icônicas garrafas squeeze em todos os bastidores da partida. A marca também fornecerá amplos recursos de hidratação e de nutrição esportiva, por meio do Gatorade Sports Science Institute (GSSI), para ajudar os jogadores a maximizar seu desempenho.

“A PepsiCo tem um histórico com a UEFA Champions League, e estamos muito satisfeitos em renovar nossa parceria para expandir o alcance e o impacto do futebol em todo o mundo. Nos últimos oito anos, nossos mercados globais forneceram as melhores ativações da categoria, aproveitando o poder combinado das marcas icônicas de alimentos e bebidas da PepsiCo. Com a extensão do patrocínio, continuaremos alavancando nosso portfólio para promover mudanças positivas nas pessoas e no planeta, dentro e fora do campo”, celebra Adam Warner, chefe de Esportes e Parcerias Globais da PepsiCo.

Além de um amor compartilhado pelo jogo, a PepsiCo e a UEFA compartilham uma paixão por alavancar o esporte mais popular do mundo para impulsionar importantes ações sociais, e têm colaborado cada vez mais em várias iniciativas comunitárias e de sustentabilidade. 

“Estamos muito satisfeitos em continuar a parceria com a PepsiCo e suas marcas icônicas para o próximo ciclo de três anos. Juntos, continuaremos melhorando a experiência dos torcedores de maneiras inovadoras, e impactando positivamente as comunidades por meio do poder do futebol em todo o mundo”, comenta o diretor de Marketing da UEFA, Guy-Laurent Epstein.

Com o investimento de US$ 1 milhão feito nos últimos três anos, a companhia expandiu sua equipe de campeões para melhorar o acesso ao futebol em comunidades carentes nos Estados Unidos. O investimento gerou impacto dentro e fora do campo, inclusive ajudando as equipes com custos de vestuário e equipamentos, acesso ao campo, orientação, treinamento, educação e experiências com os torcedores.

Na final da UEFA Champions League e da UEFA Women’s Champions League de 2023, a PepsiCo e a UEFA instalaram práticas inovadoras de economia circular para minimizar o impacto do futebol no meio ambiente e impulsionar a eficiência dos recursos. Isso incluiu a adoção de soluções de embalagens retornáveis para alimentos e bebidas e a incorporação de copos de fibra reciclável e biodegradável, onde uma amostra piloto de torcedores usando 48 mil copos reutilizáveis e inteligentes foi implementado.

Estas iniciativas vão abrir caminho para reduzir significativamente o plástico descartável, com objetivo de expandir ainda mais essa abordagem no futebol europeu nos próximos anos.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.