Pereira & O’Dell revela o que pensam as garrafas plásticas

Campanha visa estimular a reciclagem nos Estados Unidos

"Eu quero ser reciclado" é a campanha da Pereira&O’Dell para Ad Council e Keep America Beautiful para motivar os americanos a reciclarem seu lixo diariamente. A campanha de serviço público usa uma garrafa de plástico e latas de alumínio – reciclados, respectivamente, e transformados em um banco e estádio de esportes – para ilustrar como pode ser dada uma nova vida útil aos materiais recicláveis. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos EUA, apenas 35 por cento do lixo gerado no país é reaproveitado e um dos motivos dessa baixa adesão é o desconhecimento da população ao processo: o que e onde reciclar.

A campanha pensada pela dupla brasileira Eduardo Marques e Rafael Rizuto procura dar voz aos objetos que mostram o que querem ser no futuro, como uma forma de criar valor ao tempo que as pessoas devem dedicar à reciclagem de uma forma mais atraente. Após os filmes a campanha buscará parceiros para imprimir estes "sonhos" nas próprias embalagens de produto, como por exemplo uma latinha de refrigerante que sonha em ser uma bicicleta. Se for reciclada, é claro.

O vídeo lembra o clássico clipe da banda Blur intitulado "Coffee And TV" (ver aqui) e também o comercial "The Journey" da rede de lojas John Lewis (confira aqui).

Os três filmes para a TV de 60’’, 30’’ e 15’’ utilizaram locações de paisagens tipicamente americanas, como o estádio do time de futebol Baltimore Ravens construído parcialmente a partir de alumínio reciclado pós-consumo. Spots para radio, além de peças out door e online também compõe a estratégia de comunicação da iniciativa.

Para Brenda Pulley, VP da Keep America Beautiful, organização que oferece alternativas de economia sustentável em diversos estados americanos, a campanha é o impulso emocional necessário para mudar positivamente o comportamento das pessoas, além de fornecer ferramentas úteis para facilitar a reciclagem. Com esse foco, Pj Pereira, chief creative officer da Pereira & O’Dell, procurou trabalhar o lado sentimental na criação das peças publicitárias. “A população já possui a intenção de mudança e a campanha destina-se a explorar esse desejo, " comenta Pereira.  

Peggy Conlon, presidente e CEO do Ad Council torce para que a campanha alcance os resultados esperados. "Eu sei que podemos transformar a reciclagem em um hábito simples e diário para milhões de americanos" conclui a ativista social.

Confira:

FICHA TÉCNICA

Client: The Ad Council
 
Vice President, Campaign Director: Rowena Patrick
 
Campaign Director: Amanda Bagwill
 
Assistant Campaign Manager: Dana Vielmetti
 
Client: Keep America Beautiful
 
Senior Vice President: Lynn Markley
 
Agency: Pereira & O'Dell
 
Chief Creative Officer: PJ Pereira
 
Executive Creative Director: Jaime Robinson
 
Associate Creative Director, Copywriter: Eduardo Marques
 
Associate Creative Director, Art Director: Rafael Rizuto
 
Copywriter: Ross Cavin, Earl Lee
 
Art Director: Chris Adams, Arnau Bosch
 
Project Manager: Katie Shesgreen
 
Account Director: Ashley Brown
 
Account Executive: Jennifer Wantuch
 
Vice President, Director of Strategy: Nick Chapman
 
Strategy Director: Justin Cox
 
Strategist: Alina Shabashevich
 
Executive Producer: Jeff Ferro
 
Broadcast Producer: Judy Kreiter, Elisa Moore
 
Print Producer: James Sablan
 
Senior Interactive Producer: Erin Davis
 
Business Affairs Director: Xandra Ess
 
PRODUCTION CO: MJZ
 
Director: Victor Garcia        
 
President: David Zander
 
Executive Producer: Kate Leahy
 
Producer: Greg Ferguson                                                    
 
EDITORIAL CO: Arcade Edit
 
Editor: Greg Scruton
 
Assistant Editor: Laura Sanford and Hilary Ruggiano
 
Managing Partner/EP: Damian Stevens
 
Executive Producer: Nicole Visram
 
Producer: Denice Hutton     
                                                                             
VFX:  MPC        
 
VFX:  Claudia Guevara
 
Lead Nuke Artist: Alex Harding
 
Lead Smoke Artist: Marcus Wood
 
Compositor:  Jonathan McKee
 
CG Lead Artist: Liam Griffin
 
Color: MPC
 
Colorist: Adrian Seery
 
Sound: POP Sound
 
Mixers: Zac Fisher and Stephen Dickson
 
Music: Stimmung, diz revista
 
Redação Adnews
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