Tecnologia pode permitir que anúncios sigam o olhar

Novidade deve ser disponibilizada em cinco anos. Responsáveis são da Universidade de Lancaster

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Lancaster, na Inglaterra, está desenvolvendo uma tecnologia que irá permitir que usuários controlem a tela de seus televisores com o olhar e que os anunciantes consigam direcionar os anúncios de acordo com a visão do telespectador, conforme infoma a BBC.

A diferença para as tecnologias vigentes de rastreamento ocular é que o projeto Sideways promete rastrear até 14 pessoas simultaneamente.

"O sistema usa uma câmera que é colocada perto da tela", explica o pesquisador sênior Andreas Bulling. "Assim, não é preciso equipamento adicional".

Segundo os pesquisadores, uma grande "pedra no sapato" que o projeto pretende superar é o sistema e calibração. "A calibração consume tempo e é irritante", diz Bulling.

Vale lembrar que o rastreamento do olhar não é algo totalmente novo. O próprio Galaxy S4, recém-lançado pela Samsung, "sabe" onde o usuário está olhando.

De acordo com a equipe, a novidade deve estar disponível no mercado em, aproximadamente, cinco anos.

 

Confira um vídeo onde usuários controlam o que está na tela com a tecnologia:

E você, gostaria que os anúncios seguissem seu olhar? Deixe sua opinião nos comentários.

Redação Adnews

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