Você sabia que hoje, 21 de outubro, é celebrado o Dia do Podcast? Pois é, a nova mídia que vem encantando todos os públicos não para de crescer no Brasil, já são milhares de podcasts produzidos por brasileiros – e esse número tende a aumentar a cada dia que passa. Em uma data especial, trouxemos uma curiosidade e uma grande notícia para você que gosta de podcasts ou para você que ainda não conhece a mídia, mas tem interesse em mudar!
Para começar, vamos explicar a história do Dia do Podcast…
Se pesquisarmos na internet, o Dia Internacional do Podcast aparecerá o dia 30 de setembro, isso porque nesta mesma data, em 2004, rolou o primeiro #PodcastDay, a partir de Steve Lee, podcaster do antigo Netcast Studio. Em paralelo, aqui no Brasil, no mesmo dia 21 de outubro, aconteceu a publicação do primeiro Podcast nacional, o Digital Minds, do podcaster Danilo Medeiros.
Dez anos se passaram, e após uma grande influência da #DiadoPodcast, alguns podcasters resolveram se reunir e sob a iniciativa do assessor científico Octávio Augusto ficou definido que 21 de outubro era o dia ideal para o Dia do Podcast no Brasil.
E aí, você gosta de podcast? Qual podcast você indicaria a um amigo? Se você já está imerso no mundo desta nova mídia e quer conhecer ainda mais sobre, ou se nunca escutou um podcast e que acabar com as suas dúvidas, eu te conto uma novidade!
Neste Dia do Podcast vai rolar a 1º Edição do Podosfera Summit 2020, um evento único que abordará tudo sobre o assunto. Descobertas, inspirações, conteúdos e até o lançamento de um novo manifesto sobre podcasts se transformam na programação do evento online. O evento ocorre das 17 às 21h, de forma ao vivo e também terá conteúdos disponíveis na íntegra.
Não se preocupe, você não vai perder nada!
Nesta experiência, o objetivo é conhecer ainda mais o universo dos podcasts, todas as suas peculiaridades em relação às outras mídias, a importância, todos os mitos e as verdades da ferramenta.
“O propósito de lançar esse evento é realmente mostrar a força que tem o podcast e inspirar novas pessoas a ouvirem e até lançarem o seu. Somos o segundo país que mais consome mídia em áudio. Precisamos mostrar isso para todos, o manifesto tem essa intenção”, afirma Ana Lúcia Souza, da Mineira Eventos, uma das idealizadoras do projeto.
O evento contará com a participação de palestrantes de peso como Gustavo Passi, que além de Digital Transformation Officer na Sulamérica, traz um pouco de seus gostos sobre empreendedorismo, inovação e startups, para o seu próprio conteúdo no EmpreendaCast. A 1º voz do Google e Siri no Brasil, Regina Bittar, também contará um pouco mais sobre os seus mais de 20 anos de produções de sucesso. Kell Bonassoli, presidente da Associação Brasileira de Podcasters, não poderia ficar de fora e ainda contribui com sua história apresentando o livro Reflexões sobre Podcast. Além do cargo de presidente, Kell também é produtora, consultora e professora dentro da podosfera.
Experimente conhecer mais sobre o podcast, uma mídia versátil, de baixo custo de produção e reprodução, e extremamente informativo. Para as marcas, o podcast virou uma nova forma de se posicionar, de vender seus produtos e até realizar pesquisas com experiências com consumidores de forma direta.
Os números provam a eficiência do podcast: 60% das pessoas são influenciadas a comprar pelo conteúdo digital, 55% dos comerciantes utilizam as plataformas digitais para gerar vendas. Dados recentes mostram que as marcas tiveram uma imersão por experiências nessas novas plataformas que gira em torno de 175% de crescimento referente ao ano passado, e a previsão é de um aumento de 50% novos usuários só de podcast.
Se interessou na Podosfera Summit 2020? Então, fique ligado! Para não ficar de fora dessa oportunidade, basta acessar o site e se inscrever.