Brooksfield Donna cresce 64% no e-commerce com estratégia omnicanal
A Brooksfield Donna registrou um aumento de 64% no faturamento do e-commerce no comparativo de janeiro a julho de 2025, frente ao mesmo período de 2024
Pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra mudanças na escolha dos itens para presentear e nos métodos de pagamento De acordo com a pesquisa da Associação Comercial…
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11.05.2023
Pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra mudanças na escolha dos itens para presentear e nos métodos de pagamento
De acordo com a pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), elaborada pela PiniOn, mais da metade dos brasileiros (51,8%) pretende comprar presentes para o Dia das Mães. A data comemorativa é celebrada no próximo dia 14 de maio.
Mas, a intenção de adquirir itens para presentear as mães neste ano subiu em relação ao mesmo período de 2022, quando 50% dos consumidores admitiram que iriam às compras. Ainda de acordo com o levantamento, realizado a partir de uma amostra com 1.663 entrevistados em âmbito nacional, 30,2% responderam que não têm a intenção de realizar compras no período, enquanto outros 18% apontaram não saber.
Do grupo de entrevistados que planeja presentear suas mães, 41,2% pretende gastar mais do que em 2022, enquanto 30% esboça o contrário. Na comparação com o ano passado, aumentou a proporção de entrevistados que pertencem ao primeiro grupo desse recorte, e diminuiu a dos que pertencem ao segundo.
Em termos de volume de gastos, a pesquisa aponta que a grande maioria dos que pretendem gastar (78,8%) deve desembolsar entre R$ 50 e R$ 300. A maioria das compras deve ser realizada em pequenos estabelecimentos e comércios (46,2%). Já a maioria pretende adquirir produtos de forma presencial, em lojas físicas (61%).
A tabela ao lado registra as principais categorias de bens e serviços que fazem parte da intenção de compra dos entrevistados, bem como se o pagamento será efetuado em dinheiro/débito, PIX ou parcelado no crédito.
É importante ressaltar que mais de uma opção de presente pode ser escolhida por cada um dos consultados.
O estudo mostra que a área de vestuário segue como um dos principais itens para presentear as mães, com 57,7%, porém bem abaixo ao reportado no levantamento pré-pandemia (80%). Presentes da área de beleza, além de joias e bijuterias, continuam sendo lembrados para as mães, e somam cerca de 61,5% das intenções de compras. Chocolates, isoladamente com 15,7% das preferências, continuam sendo mencionados, mesmo após a Páscoa.
Em paralelo, a pesquisa aponta para importantes reduções nas áreas de móveis e eletrodomésticos, além dos ‘digitais’, que juntos alcançam cerca de 36,2%, ante quase 73,0% registrados na pesquisa de 2022.
“Essa importante mudança poderia estar associada ao retorno das atividades presenciais, reduzindo a prática do home office e a permanência no lar, e também poderia indicar a menor disposição a comprar itens mais caros, dado o menor crescimento da renda e o encarecimento do crédito”, avalia o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa.
De maneira geral, também é notada uma importante diminuição da disposição a comprar de forma parcelada, em relação às intenção de 2022. Por outro lado, para a maioria dos itens continua sendo observada uma maior preferência pela utilização de dinheiro em espécie e cartões de débito, se comparado a modalidade PIX como forma de pagamento à vista.
“Em síntese, as intenções de compra para o Dia das Mães apontam para uma maior preferência por artigos de menor valor, menos dependentes do financiamento via crédito e menos relacionados a uma maior permanência nos lares, o que poderia refletir uma volta a hábitos de consumo existentes no período pré-pandemia”, analisa Gamboa.
Por fim, a maior intenção de adquirir presentes em relação a 2022 pode ser uma boa notícia para os varejistas em geral, enquanto a maior propensão a comprar de forma presencial em pequenos estabelecimentos beneficiaria especialmente ao comércio mais tradicional.
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