72% dos CMOs estão insatisfeitos com estratégias baseadas em dados

A Data-Makers, agência de big data e instituto de pesquisa, divulgou os resultados de seu estudo “Líderes de Marketing & Marketing Data-Driven”, realizada em parceria com a CDN Comunicação. A…

Adnews

13.12.2024

72% dos CMOs estão insatisfeitos com estratégias baseadas em dados

A Data-Makers, agência de big data e instituto de pesquisa, divulgou os resultados de seu estudo “Líderes de Marketing & Marketing Data-Driven”, realizada em parceria com a CDN Comunicação.

A pesquisa revela uma lacuna significativa entre o reconhecimento da importância da utilização dados e análises para orientar decisões e estratégias de marketing pelos líderes de marketing e sua efetiva implementação pelas empresas brasileiras.

A pesquisa, realizada em novembro de 2024, entrevistou 104 CMOs de empresas nacionais de todos os portes e setores.

Apesar do reconhecimento universal sobre a relevância do marketing data-driven, a implementação ainda é falha. Nesse contexto, 100% dos CMOs entrevistados consideram o marketing data-driven importante, porém, apenas 61% das empresas o praticam. Destes, 33% o praticam integralmente, e 28% parcialmente. Além disso, a maioria dos CMOs (72%) não está satisfeita com o desempenho de suas empresas em marketing data-driven, com 39% classificando o desempenho como ruim ou péssimo.

“Embora 100% dos CMOs reconheçam a importância do marketing data-driven, a discrepância entre reconhecimento e prática revela uma oportunidade significativa para as empresas brasileiras. É essencial que as organizações não apenas valorizem os dados, mas também implementem estratégias eficazes que traduzam essa valorização em resultados tangíveis”, afirma Fabricio Fudissaku, CEO da Data_Makers.

A competitividade também é um fator temerário, já que 78% dos CMOs avaliam que o desempenho de suas empresas em marketing data-driven é igual ou inferior ao de seus concorrentes. Entre as principais barreiras para adoção do marketing data-driven estão a ausência de recursos financeiros (58%) e a falta de conhecimento na equipe (46%).

“Esses desafios indicam que um investimento em capacitação e treinamento, além da alocação de orçamento adequado, podem acelerar a adoção do marketing data-driven, resultando em uma força de trabalho mais preparada e potencializando resultados”, pontua Fabio Santos, CEO da CDN.

Por outro lado, os principais motivadores para a adoção do marketing data-driven são a obtenção de insights sobre consumidores (68%), a precisão na segmentação de clientes (64%), e a otimização da verba de marketing (55%). A boa notícia é a projeção para os próximos 12 meses. A maioria das empresas (52%) planeja aumentar seus investimentos em marketing data-driven para 2025.

Para a realização desse estudo, a Data-Makers contou com os parceiros ESPM, CDN, Repense, Mundo do Marketing, Consumidor Moderno, HSR e Celint. A pesquisa também tem o apoio de Data-Crush e Martin Luz.

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