São Paulo anuncia investimento de R$ 143 milhões no setor audiovisual
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Spcine, anunciou recentemente um investimento de mais de R$ 143 milhões no setor…
Em um movimento para impulsionar o acesso de talentos negros, indígenas, trans, não-binários e pessoas com deficiência em posições de liderança da publicidade global, a AlmapBBDO, Artplan e Droga5, em…
Adnews
18.03.2025
Em um movimento para impulsionar o acesso de talentos negros, indígenas, trans, não-binários e pessoas com deficiência em posições de liderança da publicidade global, a AlmapBBDO, Artplan e Droga5, em parceria com a ESPM, anunciam a segunda edição do Fill the Gap. O programa de formação executiva para pessoas de grupos sub-representados oferece 40 vagas de forma gratuita para profissionais em nível de gerência com experiência de pelo menos 5 anos na posição. As inscrições podem ser feitas por meio do site do projeto.
Pelo segundo ano, a iniciativa responde a um cenário preocupante: de acordo com o II Censo de Diversidade das Agências Brasileiras, liderado pela Gestão Kairós, em parceria com o Observatório da Diversidade na Propaganda, a representação da liderança nesse mercado ainda é majoritariamente composta por pessoas brancas, homens, sem deficiência. Apenas 9% dos presidentes das agências brasileiras são negros, embora representem 56% da população (IBGE). Pessoas com deficiência (PCDs) atuantes correspondem a menos de 1% do quadro total de funcionários. A porcentagem é ainda menor entre os indígenas, 0,4%.
A primeira turma de mentorados formou 35 pessoas de grupos sub-representados. Muitos desses talentos assumiram posições de liderança após a formação. “Há um potencial gigantesco pouco explorado por essa indústria e gente muito, muito qualificada e habilidosa pronta para fazer a diferença”, reforça Rejane Romano, formada na primeira edição do programa e atual Coordenadora Pedagógica Curso Fill The Gap – Edição 2025.
O programa, que surgiu do incômodo de três dirigentes do mercado publicitário, Filipe Bartholomeu, Presidente e CEO da AlmapBBDO, Rodolfo Medina, Presidente Executivo do Grupo Dreamers – holding da qual a Artplan faz parte e Felipe Simi, CEO e Creative Chairperson da Droga5. oferece uma formação executiva de seis meses, com cinco trilhas de aprendizado, incluindo autoconhecimento, liderança e ESG e acompanhamento de mentores e especialistas. As aulas onlines transmitidas ao vivo acontecem duas vezes por semana no período noturno para facilitar a participação de profissionais que estão no mercado.
O processo seletivo será conduzido de forma imparcial pela EmpregueAfro, consultoria especializada no recrutamento de pessoas diversas, assegurando assertividade na escolha dos candidatos, e os selecionados serão anunciados no dia 24 de abril no site da iniciativa. “Estamos empolgados com mais uma edição do Fill The Gap! Acompanhamos, desde a seleção, o impacto da iniciativa no mercado da comunicação e no mundo da diversidade e o entusiasmo dos candidatos para fazer parte. Dessa vez, com tantos depoimentos de transformação de carreira e vivências compartilhadas, imaginamos que vamos impactar ainda mais pessoas e que a seleção vai ser bem mais disputada”, destaca Patrícia Santos, CEO Fundadora da EmpregueAfro.
Além da formação intensiva, o Fill the Gap busca conectar os talentos desenvolvidos a oportunidades concretas no mercado, estabelecendo parcerias com empresas comprometidas com a diversidade. Na edição anterior, a iniciativa contou com o apoio de marcas como a Pantys, que colaborou em projetos finais dos alunos, promovendo desafios e avaliações com líderes influentes da comunicação.
Confira a trilha do curso:
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Spcine, anunciou recentemente um investimento de mais de R$ 143 milhões no setor…
O Fundo Social de São Paulo (Fussp) distribuiu 42.595 cobertores desde o início da Campanha do Agasalho 2025, em 2 de junho. A iniciativa visa atender pessoas em situação de…
Em meio ao recuo de multinacionais em compromissos com a inclusão e ao encerramento de departamentos de diversidade, a Agência Bistrô lança a campanha Museu do Orgulho, que projeta um…
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.