Alunos da ESPM arrecadam produtos contra pobreza menstrual

Estudantes do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM organizaram uma campanha de arrecadação de produtos de higiene com foco no combate à pobreza menstrual. A iniciativa integra um projeto…

Adnews

13.06.2025

Alunos da ESPM arrecadam produtos contra pobreza menstrual

Estudantes do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM organizaram uma campanha de arrecadação de produtos de higiene com foco no combate à pobreza menstrual. A iniciativa integra um projeto acadêmico voltado à economia e à redução da desigualdade social.

Ao longo de três semanas, os alunos mobilizaram redes de contato dentro e fora da instituição para arrecadar kits compostos por absorventes, sabonetes e lenços umedecidos. A campanha resultou na coleta de mais de 6 mil absorventes, 500 sabonetes e 500 pacotes de lenços umedecidos, que foram doados à Associação Amparo Maternal, em São Paulo.

Cada estudante ficou responsável por montar um kit individual. A mobilização incluiu a produção de cartazes e a realização de conversas com familiares, amigos e grupos de apoio. O tema foi estudado previamente por meio de livros, artigos e reportagens, com o objetivo de embasar a campanha tanto em termos conceituais quanto práticos.

Desde 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece a higiene menstrual como um direito e uma questão de saúde pública. Além da falta de absorventes, o problema envolve a precariedade na infraestrutura, a ausência de informação e barreiras ao acesso a produtos básicos de higiene.

Segundo Paula Sauer, professora da disciplina Fundamentos da Economia, “a pobreza menstrual não se limita apenas a uma questão econômica. As consequências da menstruação vivida em condições de pobreza e falta de dignidade podem afetar desde a educação até a saúde sexual, reprodutiva e psicológica.”

A Associação Amparo Maternal, fundada em 1964, acolhe gestantes, mães e bebês em situação de vulnerabilidade, oferecendo residência e atendimento especializado com foco na reinserção social.

ADSPLAY comunica aquisição com campanha institucional | RZK Digital desenvolve inteligência artificial para prever fluxo de passageiros em terminais de ônibus | A MÚSICA COMO LINGUAGEM UNIVERSAL DAS MARCAS | Marcas funcionam como religiões