São Paulo anuncia investimento de R$ 143 milhões no setor audiovisual
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Estudantes do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM organizaram uma campanha de arrecadação de produtos de higiene com foco no combate à pobreza menstrual. A iniciativa integra um projeto…
Adnews
13.06.2025
Estudantes do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM organizaram uma campanha de arrecadação de produtos de higiene com foco no combate à pobreza menstrual. A iniciativa integra um projeto acadêmico voltado à economia e à redução da desigualdade social.
Ao longo de três semanas, os alunos mobilizaram redes de contato dentro e fora da instituição para arrecadar kits compostos por absorventes, sabonetes e lenços umedecidos. A campanha resultou na coleta de mais de 6 mil absorventes, 500 sabonetes e 500 pacotes de lenços umedecidos, que foram doados à Associação Amparo Maternal, em São Paulo.
Cada estudante ficou responsável por montar um kit individual. A mobilização incluiu a produção de cartazes e a realização de conversas com familiares, amigos e grupos de apoio. O tema foi estudado previamente por meio de livros, artigos e reportagens, com o objetivo de embasar a campanha tanto em termos conceituais quanto práticos.
Desde 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece a higiene menstrual como um direito e uma questão de saúde pública. Além da falta de absorventes, o problema envolve a precariedade na infraestrutura, a ausência de informação e barreiras ao acesso a produtos básicos de higiene.
Segundo Paula Sauer, professora da disciplina Fundamentos da Economia, “a pobreza menstrual não se limita apenas a uma questão econômica. As consequências da menstruação vivida em condições de pobreza e falta de dignidade podem afetar desde a educação até a saúde sexual, reprodutiva e psicológica.”
A Associação Amparo Maternal, fundada em 1964, acolhe gestantes, mães e bebês em situação de vulnerabilidade, oferecendo residência e atendimento especializado com foco na reinserção social.
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