Americanas anuncia mudança no comando da empresa

Fernando Soares assume posição de CEO a partir de 1º de outubro, enquanto Leonardo Coelho passa a integrar Comitê Financeiro

Pedro Aguirra

27.08.2025

Americanas anuncia mudança no comando da empresa

O Conselho de Administração da Americanas aprovou nesta segunda-feira (25/08) a sucessão do atual CEO, Leonardo Coelho, no cargo desde fevereiro de 2023. Fernando Soares, atual COO da companhia, assumirá a posição de CEO em 1º de outubro. Coelho permanecerá na empresa como membro do Comitê Financeiro, contribuindo para a transformação do varejista.

A mudança integra o plano estratégico de reestruturação da Americanas, que vem apresentando recuperação consistente, com aumento de 21% no GMV das lojas físicas e redução significativa de despesas e custos.

“Desde sua chegada, Leonardo Coelho foi fundamental no processo de recuperação judicial e gestão da crise, sempre atento ao propósito da Companhia de proporcionar a melhor experiência para seus milhões de clientes e seus milhares de fornecedores e colaboradores”, afirmou Eduardo Saggioro, presidente do Conselho de Administração da Americanas.

Fernando Dias Soares é formado em administração de empresas, com pós-graduação pela FGVSP e MBA pelo INSEAD (França). Ele foi CEO da Domino's Pizza no Brasil, conduzindo reestruturações estratégicas, e atuou como executivo na AB-Inbev, liderando divisões no Brasil, Colômbia, Peru e México. Na Americanas, Soares dará continuidade ao plano estratégico da empresa, com foco em crescimento, produtividade e rentabilidade.

Ética na IA: personalização sem invadir a privacidade | GPT-5: o dia em que a IA finalmente fez o básico bem feito | Kantar aponta que 75% do impacto da marca vem de experiências e não de mídia paga | Bootcamp ensina líderes a criar agentes de inteligência artificial sem depender de equipes técnicas | Portal Adnews celebra 25 anos com nova direção e novos projetos | CICLOPE 2025 terá nove brasileiros no júri e reforço da FilmBrazil | Amstel ativa bares e supermercados durante Libertadores