ANBIMA lança campanha nacional para popularizar fundos de investimento

"No fundo você pode" mira na democratização dos fundos com estratégia de comunicação 360

Pedro Aguirra

03.07.2025

ANBIMA lança campanha nacional para popularizar fundos de investimento

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) estreia hoje a campanha “No fundo você pode”, iniciativa para promover os fundos de investimento na sociedade. Esta é a maior campanha publicitária da história da associação. Em maio, a ANBIMA lançou a “Quem investe pode mais”, que ficou aproximadamente 50 dias no ar e agora cede espaço para essa nova etapa, maior, mais longa, e com foco específico em fundos de investimento. A nova fase sucede a campanha “Quem investe pode mais”, veiculada durante cerca de 50 dias. Agora, o foco está exclusivamente nos fundos, com uma estratégia de comunicação 360 graus.

O filme principal da campanha será exibido em TV aberta e a cabo (Globo e Globosat), além de plataformas de streaming como Netflix e Spotify. Também fazem parte da ação inserções em rádio, podcasts, mídia OOH em mobiliário urbano e metrô de São Paulo, conteúdo em buscadores e redes sociais, além de ativações com influenciadores digitais. O conteúdo será complementado nos canais proprietários da ANBIMA, como o site oficial www.nofundovocepode.com.br. A criação e execução da campanha é da agência Fato Relevante.

“A abrangência nacional reflete uma estratégia de capilaridade inédita da ANBIMA, pensada para alcançar diferentes perfis de pessoas e promover a aproximação da população com os fundos, um produto ainda pouco conhecido, mas com grande potencial de inclusão financeira”, afirma Amanda Brum, superintendente de Comunicação e Marketing da ANBIMA. “Nossa missão é mostrar que os fundos de investimento são bastante acessíveis, com valores de entrada baixos, e muito eficientes para ajudar as pessoas a alcançar diferentes objetivos financeiros.”

O conceito da campanha associa o slogan “No fundo você pode” a escolhas cotidianas: comprar um carro, casar, começar um negócio ou alcançar independência financeira. A proposta é reforçar o papel dos fundos como uma ferramenta para manter o poder de decisão nas mãos de cada indivíduo.

“Apostamos numa abordagem mais informal para alcançar audiências que não costumam consumir conteúdo financeiro tradicional. O filme aposta no humor e temos um jingle original, que promete grudar na cabeça das pessoas”, completa Amanda Brum. “O protagonismo está com as pessoas, que no fundo podem realizar tudo o que desejarem.”

Segundo a 8ª edição do Raio-X do Investidor Brasileiro, 59 milhões de brasileiros declaram possuir algum tipo de investimento, mas apenas 5% investem em fundos. Apesar da baixa penetração, a tendência de mudança começa a se consolidar: dados do Google Trends mostram que, nos últimos 12 meses, buscas por “fundos de investimento” superaram em 30% as pesquisas por “caderneta de poupança”.

Entre as dúvidas mais comuns estão o que são fundos, como funcionam, se são seguros e como geram retorno financeiro. A ANBIMA estruturou a campanha em duas fases, com identidades visuais distintas, para acompanhar a jornada do investidor — da conscientização à tomada de decisão. A atual fase, focada na “consideração”, busca estimular o público a entender os diferentes tipos de fundos e como podem ser utilizados conforme seus objetivos financeiros.

A campanha tem como pilares informar, confortar, encorajar e capacitar, com o propósito de não apenas gerar conhecimento sobre o produto, mas também apoiar o investidor em seus próximos passos.

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