A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) estreia hoje a campanha “No fundo você pode”, iniciativa para promover os fundos de investimento na sociedade. Esta é a maior campanha publicitária da história da associação. Em maio, a ANBIMA lançou a “Quem investe pode mais”, que ficou aproximadamente 50 dias no ar e agora cede espaço para essa nova etapa, maior, mais longa, e com foco específico em fundos de investimento.
A nova fase sucede a campanha “Quem investe pode mais”, veiculada durante cerca de 50 dias. Agora, o foco está exclusivamente nos fundos, com uma estratégia de comunicação 360 graus.
O filme principal da campanha será exibido em TV aberta e a cabo (Globo e Globosat), além de plataformas de streaming como Netflix e Spotify. Também fazem parte da ação inserções em rádio, podcasts, mídia OOH em mobiliário urbano e metrô de São Paulo, conteúdo em buscadores e redes sociais, além de ativações com influenciadores digitais. O conteúdo será complementado nos canais proprietários da ANBIMA, como o site oficial www.nofundovocepode.com.br. A criação e execução da campanha é da agência Fato Relevante.
“A abrangência nacional reflete uma estratégia de capilaridade inédita da ANBIMA, pensada para alcançar diferentes perfis de pessoas e promover a aproximação da população com os fundos, um produto ainda pouco conhecido, mas com grande potencial de inclusão financeira”, afirma Amanda Brum, superintendente de Comunicação e Marketing da ANBIMA. “Nossa missão é mostrar que os fundos de investimento são bastante acessíveis, com valores de entrada baixos, e muito eficientes para ajudar as pessoas a alcançar diferentes objetivos financeiros.”
O conceito da campanha associa o slogan “No fundo você pode” a escolhas cotidianas: comprar um carro, casar, começar um negócio ou alcançar independência financeira. A proposta é reforçar o papel dos fundos como uma ferramenta para manter o poder de decisão nas mãos de cada indivíduo.
“Apostamos numa abordagem mais informal para alcançar audiências que não costumam consumir conteúdo financeiro tradicional. O filme aposta no humor e temos um jingle original, que promete grudar na cabeça das pessoas”, completa Amanda Brum. “O protagonismo está com as pessoas, que no fundo podem realizar tudo o que desejarem.”
Segundo a 8ª edição do Raio-X do Investidor Brasileiro, 59 milhões de brasileiros declaram possuir algum tipo de investimento, mas apenas 5% investem em fundos. Apesar da baixa penetração, a tendência de mudança começa a se consolidar: dados do Google Trends mostram que, nos últimos 12 meses, buscas por “fundos de investimento” superaram em 30% as pesquisas por “caderneta de poupança”.
Entre as dúvidas mais comuns estão o que são fundos, como funcionam, se são seguros e como geram retorno financeiro. A ANBIMA estruturou a campanha em duas fases, com identidades visuais distintas, para acompanhar a jornada do investidor — da conscientização à tomada de decisão. A atual fase, focada na “consideração”, busca estimular o público a entender os diferentes tipos de fundos e como podem ser utilizados conforme seus objetivos financeiros.
A campanha tem como pilares informar, confortar, encorajar e capacitar, com o propósito de não apenas gerar conhecimento sobre o produto, mas também apoiar o investidor em seus próximos passos.